You are currently viewing Língua Portuguesa e Matemática – Novos casos de Coronavírus em Goiânia

Língua Portuguesa e Matemática – Novos casos de Coronavírus em Goiânia

Olá! Hoje vamos trabalhar o gênero jornalístico notícia e observar suas características em um contexto que aborda um tema atualmente relevante para toda a sociedade: Coronavírus.

ATIVIDADE 1:

Provavelmente você já assistiu algum jornal televisivo ou ouviu alguma notícia no rádio. Mas afinal, você sabe o que é uma notícia? Qual é o seu objetivo? Por que as notícias são importantes? Vamos começar conhecendo um pouco mais sobre o gênero textual notícia. Clique no link:

“GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA” Canal: MR Aprendizagem(6) GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA – YouTube

ATIVIDADE 2:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características do gênero textual notícia, assista ao vídeo da Turma da Mônica no canal do Youtube. De uma forma bem divertida, essa turminha tão querida por todos mostra como é a vida de jornalista narrando algumas notícias. Clique no link abaixo:

“Jornal da Mônica | Turma da Mônica” Canal: Turma da Mônica(6) Jornal da Mônica | Turma da Mônica – YouTube

ATIVIDADE 3:

Nesta atividade vamos realizar com atenção a leitura da notícia “Coronavírus: Goiânia tem 19 novos casos e 3 mortes nas últimas 24 horas” disponível em: e discutir sobre esse assunto.

ATIVIDADE 4:

Após a leitura da notícia converse com seus familiares e, em seguida, responda às questões em seu caderno.

a) Qual é o assunto abordado na notícia?

b) O assunto da notícia está sendo debatido com a população? Por quê?

c) Qual o objetivo da notícia?

d) Em qual veículo de comunicação a notícia foi publicada e qual é seu público-alvo?

e) A notícia apresenta gráficos, tabelas, esquemas, fotos, depoimentos etc? Esses elementos ajudam na compreensão do texto?

f) De acordo com a notícia do jornal O Popular, das pessoas infectadas, quantas mulheres e quantos homens contrairam a Covid 19 em Goiânia até o dia 25/05/2020?

g) Segundo a notícia, dos 697 casos com investigação epidemiológica concluída, os principais sintomas foram: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar, dores musculares, perda do olfato e vômitos.

Agora escreva no seu caderno a porcentagem de pessoas que tiveram esses sintomas de acordo com os dados da investigação.

h) Do total de pessoas infectadas, 763 são homens e 672, mulheres. No caso dos homens, qual número ocupa a ordem das centenas? E das unidades?

(A) 7 e 3

(B) 6 e 3