Olá! Hoje vamos trabalhar o gênero jornalístico notícia e observar suas características em um contexto que aborda um tema atualmente relevante para toda a sociedade: Coronavírus.
ATIVIDADE 1:
Provavelmente você já assistiu algum jornal televisivo ou ouviu alguma notícia no rádio. Mas afinal, você sabe o que é uma notícia? Qual é o seu objetivo? Por que as notícias são importantes? Vamos começar conhecendo um pouco mais sobre o gênero textual notícia. Clique no link:
ATIVIDADE 2:
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características do gênero textual notícia, assista ao vídeo da Turma da Mônica no canal do Youtube. De uma forma bem divertida, essa turminha tão querida por todos mostra como é a vida de jornalista narrando algumas notícias. Clique no link abaixo:
ATIVIDADE 3:
Nesta atividade vamos realizar com atenção a leitura da notícia “Coronavírus: Goiânia tem 19 novos casos e 3 mortes nas últimas 24 horas” disponível em: e discutir sobre esse assunto.
ATIVIDADE 4:
Após a leitura da notícia converse com seus familiares e, em seguida, responda às questões em seu caderno.
a) Qual é o assunto abordado na notícia?
b) O assunto da notícia está sendo debatido com a população? Por quê?
c) Qual o objetivo da notícia?
d) Em qual veículo de comunicação a notícia foi publicada e qual é seu público-alvo?
e) A notícia apresenta gráficos, tabelas, esquemas, fotos, depoimentos etc? Esses elementos ajudam na compreensão do texto?
f) De acordo com a notícia do jornal O Popular, das pessoas infectadas, quantas mulheres e quantos homens contrairam a Covid 19 em Goiânia até o dia 25/05/2020?
g) Segundo a notícia, dos 697 casos com investigação epidemiológica concluída, os principais sintomas foram: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar, dores musculares, perda do olfato e vômitos.
Agora escreva no seu caderno a porcentagem de pessoas que tiveram esses sintomas de acordo com os dados da investigação.
h) Do total de pessoas infectadas, 763 são homens e 672, mulheres. No caso dos homens, qual número ocupa a ordem das centenas? E das unidades?
(A) 7 e 3
(B) 6 e 3
(C) 6 e 2
(D) 7 e 2
i) Relativo aos casos de mulheres (672), esse numeral pode ser decomposto em:
(A) 6 unidades de milhar, 7 dezenas e 2 unidades.
(B) 2 centenas, 7 dezenas e 6 unidades.
(C) 6 centenas, 7 dezenas e 2 unidades
(D) 6 dezenas de milhar e 72 centenas
ATIVIDADE 5:
Após analisar a notícia apresentada, produza um cartaz de conscientização para alertar a população como se prevenir contra o coronavírus. Você pode produzir seu cartaz usando as tecnologias (como o Paint) ou pode ser manuscrito usando lápis de cor, recortes de jornais etc. O cartaz pode ser afixado posteriormente em sua escola no retorno às aulas.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Compreensão em leitura:Compreensão dos textos do campo da vida pública, conforme as convenções do gênero.Estratégias de leitura:Compreensão e interpretação de imagens, gráficos e tabelas em textos.Produção de texto oral:Argumentação oral sobre acontecimentos do campo da vida pública.Construção de sentido do texto utilizando os conhecimentos gramaticais e textuais.Escrita de textos:Utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais na produção de textos do campo da vida pública. |
Habilidades Língua Portuguesa | LEITURA E ESCUTA (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. ORALIDADE(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA(EF35LP06-B) Utilizar os conhecimentos gramaticais e textuais já internalizados para, em situações epilinguísticas (de uso), constituir os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão. PRODUÇÃO DE TEXTO (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, de acordo com as características do gênero e a finalidade comunicativa. |
HabilidadesMatemáticaProbabilidade e Estatística | (EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica. (EF05MA01-C) Utilizar em cálculos a composição e decomposição de números naturais até a ordem das centenas de milhar. |
Proponentes/ Professores: | Anelisia de Queiroz Lício Celestino Déborah Justiniano Vieira Lima Lígia Pereira de Souza Amorim Marlene Rocha Silva Carvalho |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos |
CRE: | Coordenadoria Regional Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º Ano – Experiências e Curiosidades