You are currently viewing Nosso espaço geométrico e estratégia de jogo

Nosso espaço geométrico e estratégia de jogo

Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o som? Som é tudo que nossos ouvidos podem ouvir. Tem os sons da cidade com os barulhos do trânsito, buzinas dos carros, pessoas conversando. Tem os sons da natureza (a chuva, o vento, os animais…). Tem também os sons dos instrumentos musicais. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento. Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam. O silêncio é algo quase impossível! Os cientistas nos ensinam que o som é o resultado das vibrações das coisas. Tudo o que existe na natureza pode vibrar.

ATIVIDADE 1

Acompanhando o vídeo abaixo, você vai poder perceber que o ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo. Veja como nosso aparelho auditivo funciona.

Audição humana – Órgãos dos sentidos – Canal Enfermagem Florence – YouTube

ATIVIDADE 2

Assista aos vídeos abaixo para entender como funcionam os efeitos da música aos estímulos cerebrais. Você já se perguntou o porquê da música ser tão importante na nossa sociedade? Com um propósito muito além de apenas entreter, a música pode ser usada também para auxiliar o controle da maneira como um indivíduo ou grupo pensam e interagem com a sociedade.

VÍDEO 1

A Música e seus Efeitos no ser humano – Canal David de Jesus Monteiro – YouTube

VÍDEO 2

Como a arte pintou as pandemias #VIVIEUVI – Canal vivieuvi – YouTube

Vamos para a prática?  Que tal expressar suas emoções em um desenho? Lembrando que os sentimentos podem ser negativos (tristeza, medo, raiva, desespero….) e positivos (felicidade, alegria, esperança …). Acesse também o link abaixo e ouça a música.

VÍDEO 3

Um mundo bem melhor – Vilmaflor imprevisível – YouTube

ATIVIDADE 3

A – Agora que visualizamos compreendemos que a música e as artes plásticas tem um papel importante na expressão  das emoções  e na comunicação visual, que tal você recortar imagens de objetos, que pode ser  encontrados em casa neste momento de isolamento e que tem formas geométricas como o  triangulo, o quadrado, o círculo, o retângulo e o  losango?

B – Escolha um refrão da música e crie um movimento corporal com alguém da sua família que possa expressar canção ilustrada. Registre em forma de vídeo.

Saiba Mais | Referências:

O Canto das Jubartes Brasileiras – Canal Projeto Baleia Jubarte – YouTube

Barbatuques – Barbapapa´s Groove – Canal sirikutiku – YouTube

Body Avlaia Group – In the hall of the body percussion king – Canal Christos Delasito – YouTube

Stomp! – Canal kekecanberk – YouTube

Qual é o instrumento da orquestra? – Atividade de musicalização para aula remota (Percepção Musical) – Canal ProCadu – YouTube
Objetos de ConhecimentosElementos da Linguagem: Os parâmetros sonoros
Componente(s) Curricular(res)Arte  
Habilidades (GO-EF07AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade. (GO-EF07AR20-B) Perceber e classifcar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.        
Proponentes/ ProfessoresMarília Kanzog  
Instituição Educacional:Escola Municipal Geraldo de Aquino
CRE:Brasil de Ramos

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Corpo, Expressão e Movimento