You are currently viewing Nosso dinheiro, nossa economia

Nosso dinheiro, nossa economia

Olá! Você tem o hábito de ir ao supermercado fazer compras com a mamãe? No supermercado as compras são pagas com cédulas (notas) de dinheiro. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o dinheiro usado no Brasil. Para isso você vai recordar algumas atividades envolvendo  o Sistema Monetário Brasileiro.Recorde, quais são as cédulas (notas) e moedas  utilizadas atualmente.


ATIVIDADE 1

Você vai recordar um pouco sobre as cédulas (notas) e moedas que utilizamos. Assista o vídeo “Matemática – Sistema Monetário.

“Matemática – Sistema Monetário – Vídeo 1” Canal: Profe Elisa Rodrigues – https://www.youtube.com/watch?v=gX7e9eKe6S4&feature=youtu.be

Expandindo os conhecimentos sobre o sistema monetário brasileiro, realize os DESAFIOS MATEMÁTICOS, utilizando os valores do nosso dinheiro.  

Copie a atividade em seu caderno e resolva desenhando. Podemos trocar:

2 notas de R$ 5,00 por uma nota de

2 notas de R$ 10,00 por uma nota de 

4 moedas de R$ 0,25 por uma moeda de 

2 notas de R$ 50,00 por uma nota de 

5 moedas de R$ 1,00 por uma nota de

ATIVIDADE 2

Agora assista o vídeo ” Aula sobre Sistema Monetário para crianças”,     Ele é maravilhoso, e servirá para você desenvolver as atividades abaixo.

“AULA SOBRE SISTEMA MONETÁRIO PARA CRIANÇAS” Canal:A Cris Te Ajuda! – https://www.youtube.com/watch?v=beykDxt-XHQ

Responda:

a) Qual é a nome do nosso dinheiro? 

b) Qual é o seu símbolo? 

Associe os brinquedos e alimentos que aparecem nas figuras abaixo e escreva os seus nomes de acordo aos seus valores aproximados:

R$ 2,00 

R$ 5,00 

R$ 10,00

R$ 20,00 

R$ 30,00

ATIVIDADE 3

Assista o vídeo sobre o  Sistema Monetário Brasileiro

“Aula 12 – Sistema Monetário Brasileiro” Canal: Espaço Pedagógico – https://www.youtube.com/watch?v=5jB0qydr5Vg

Agora você será capaz de fazer a troca de uma nota de R$100,00 por notas de menor valor e marcar qual é a opção que corresponde ao mesmo valor!

 a) (   ) 2 notas de R$ 20,00 e 4 notas de R$ 5,00.

 b) (   ) 3 notas de R$ 10,00 e 1 nota de R$ 50,00.

 c) (   ) 3 notas de R$ 50,00 e 2 notas de R$ 10,00.

 d) (   ) 4 notas de R$ 20,00 e 2 notas de R$ 10,00.

Vamos parar por aqui. Até a próxima semana! Fiquem em casa e se cuidem! 


Saiba Mais | Referências:

“Museu de Valores do Banco Central” Canal: tvbrasil – https://www.youtube.com/watch?v=p7ekTv2zx6E

Objeto de ConhecimentoSistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens). 
Interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do Sistema de Numeração Decimal.
Componente Curricular:Matemática – Números.
Habilidades:(EF05MA01-A). Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. 
(EF05MA01-B). Relacionar a unidade de milhar a 1000 unidades, a 100 dezenas ou a 10 centenas, utilizando materiais concretos, como o material dourado, no qual um cubo equivale a 1000 cubinhos, 100 barras ou 10 placas e/ou situações reais, como em contexto de educação financeira, no qual a quantia de 1.000 reais pode ser obtida pelos agrupamentos de cem notas de 10 reais ou de dez notas de 100 reais.

Proponentes/ Professores:Geralda Luiza Machado França e Iolar Emília Alves
Instituição Educacional:Escola Municipal Eva Vieira de Almeida.
CRE:Jarbas Jayme.

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma – E – 5º  ano – Educação Financeira e Empreendedorismo