Olá! Você tem o hábito de ir ao supermercado fazer compras com a mamãe? No supermercado as compras são pagas com cédulas (notas) de dinheiro. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o dinheiro usado no Brasil. Para isso você vai recordar algumas atividades envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro.Recorde, quais são as cédulas (notas) e moedas utilizadas atualmente.
ATIVIDADE 1
Você vai recordar um pouco sobre as cédulas (notas) e moedas que utilizamos. Assista o vídeo “Matemática – Sistema Monetário.
Expandindo os conhecimentos sobre o sistema monetário brasileiro, realize os DESAFIOS MATEMÁTICOS, utilizando os valores do nosso dinheiro.
Copie a atividade em seu caderno e resolva desenhando. Podemos trocar:
2 notas de R$ 5,00 por uma nota de
2 notas de R$ 10,00 por uma nota de
4 moedas de R$ 0,25 por uma moeda de
2 notas de R$ 50,00 por uma nota de
5 moedas de R$ 1,00 por uma nota de
ATIVIDADE 2
Agora assista o vídeo ” Aula sobre Sistema Monetário para crianças”, Ele é maravilhoso, e servirá para você desenvolver as atividades abaixo.
Responda:
a) Qual é a nome do nosso dinheiro?
b) Qual é o seu símbolo?
Associe os brinquedos e alimentos que aparecem nas figuras abaixo e escreva os seus nomes de acordo aos seus valores aproximados:
R$ 2,00
R$ 5,00
R$ 10,00
R$ 20,00
R$ 30,00
ATIVIDADE 3
Assista o vídeo sobre o Sistema Monetário Brasileiro
Agora você será capaz de fazer a troca de uma nota de R$100,00 por notas de menor valor e marcar qual é a opção que corresponde ao mesmo valor!
a) ( ) 2 notas de R$ 20,00 e 4 notas de R$ 5,00.
b) ( ) 3 notas de R$ 10,00 e 1 nota de R$ 50,00.
c) ( ) 3 notas de R$ 50,00 e 2 notas de R$ 10,00.
d) ( ) 4 notas de R$ 20,00 e 2 notas de R$ 10,00.
Vamos parar por aqui. Até a próxima semana! Fiquem em casa e se cuidem!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens). Interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do Sistema de Numeração Decimal. |
Componente Curricular: | Matemática – Números. |
Habilidades: | (EF05MA01-A). Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. (EF05MA01-B). Relacionar a unidade de milhar a 1000 unidades, a 100 dezenas ou a 10 centenas, utilizando materiais concretos, como o material dourado, no qual um cubo equivale a 1000 cubinhos, 100 barras ou 10 placas e/ou situações reais, como em contexto de educação financeira, no qual a quantia de 1.000 reais pode ser obtida pelos agrupamentos de cem notas de 10 reais ou de dez notas de 100 reais. |
Proponentes/ Professores: | Geralda Luiza Machado França e Iolar Emília Alves |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Eva Vieira de Almeida. |
CRE: | Jarbas Jayme. |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma – E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo