You are currently viewing Língua Portuguesa e História – Nossas raízes: povos indígenas

Língua Portuguesa e História – Nossas raízes: povos indígenas

Olá, caro estudante!

Você sabe o que é Raiz?

Creio que sim. Toda árvore grande e bonita começou como semente…

E o que garante que ela seja bela e continue de pé são as suas raízes. 

Assim como uma árvore, um país também tem raízes. 
Falamos de nossas raízes enquanto processo histórico, ou seja, dos povos que ajudaram a formar esse belo povo e nossa maravilhosa cultura.


Nessa atividade, vamos falar sobre nossas heranças ancestrais, os primeiros povos dessa terra: os povos indígenas.

Vamos ver uma animação, construída pelo Canal Enraizando, de Santa Catarina.

“Os Indígenas – Raízes do Brasil #1” – Canal: Enraizado – Link: https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s&feature=emb_title

É, de fato devemos muito aos povos originários. Foram e são de grande importância para o Brasil. Podemos lembrar de uma frase do Jamaicano Honorável Marcus Garvey:

 “Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.


Atividades

1. Sabemos um pouco de História do Brasil e sabemos que os indígenas e os africanos trouxeram um grande legado para nossa formação, que tal pensar sobre a origem da sua família? De onde vieram seus ancestrais?


2. Por que hoje você tem esse nome e sobrenome e por que mora nessa cidade, nesse bairro?

3. Chame os seus familiares e use as suas próprias palavras para recontar novamente a história do vídeo “Os Indígenas – Raízes do Brasil”.

Seja criativo(a)!


Lembre-se: conhecer você é importante para aprender a história do restante do mundo.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do
local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes
grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de
migrantes.
Língua Portuguesa(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em
registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de
histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos
discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

Ciclo da Infância – Ética e Cidadania