You are currently viewing Matemática – Noções de coordenadas cartesianas

Matemática – Noções de coordenadas cartesianas

Oi, galerinha! Vocês sabem o que é um plano cartesiano? E para que serve este plano? Na aula de hoje, vocês irão aprender que o plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas.

O que é plano cartesiano?

O plano cartesianoé um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas. O plano cartesiano recebeu esse nome por ter sido idealizado por René Descartes e é usado fundamentalmente para sistematizar técnicas de localização no plano.

Retas numéricas: abcissa e ordenada

As duas retas que dão origem ao plano cartesiano precisam ser retas numéricas, pois essa é a condição que tornará possível encontrar localizações de pontos quaisquer no plano. Essa localização é a base fundamental de muitos conhecimentos comuns no cotidiano, como distância entre pontos.

Uma reta numérica é uma reta comum em que foi estabelecida uma correspondência com os números reais. Desse modo, cada ponto da reta está ligado a um único número real e é esse fato que permite qualquer localização. Um número real qualquer terá apenas uma localização em toda a extensão infinita da reta.

O plano cartesiano é formado por duas dessas retas: Uma responsável pela coordenada horizontal e outra responsável pela coordenada vertical. É comum usar as letras x para a primeira e y para a segunda e os termos “coordenada x” e “coordenada y”. No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa.

Pares ordenados e localizações no plano

Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. A ordem escolhida é a seguinte: Primeiro vêm às coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer. Por exemplo, observe a imagem a seguir:

Fonte das imagens: link

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre coordenadas, você deverá assistir ao vídeo do Youtube “Noções de coordenadas cartesianas em planilhas eletrônicas” O vídeo está disponível no canal “ Khan Academy Brasil”:

Após ler o texto explicativo e assistir ao vídeo, registre no seu caderno os tópicos que você achou mais relevante.


Proponentes-Professores:Luciana Monsef Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Clara Machado
CRE:Brasil Di Ramos Caiado
Referências – texto elaborado com fins pedagógicos.https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-plano-cartesiano.htm https://youtu.be/9y9iqPdAtM8