You are currently viewing “No Trânsito o Sentido é a Vida”

“No Trânsito o Sentido é a Vida”

Olá! Como é o trânsito onde você mora? É intenso ou calmo? Você ou alguém da sua
família já sofreu algum acidente de trânsito? Você sabia que no Brasil existe um Código de
Trânsito que estabelece regras para circulação de veículos, pessoas e animais nas vias?
Vamos aprender mais sobre esse tema?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trânsito é o uso de ruas e avenidas
por veículos, pessoas e animais para fluxo, parada, estacionamento, carga e descarga.
Assim, ao sair da sua casa a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus, você está no trânsito.
Por isso, é importante conhecer e respeitar as regras para evitar acidentes.


Atividade 1

Leia o poema “No trânsito, o sentido é a vida” de Irene Rios e responda as questões a
seguir no seu caderno.


No poema “No Trânsito o Sentido é a Vida”, a autora, Irene Rios tinha uma preocupação
maior no final de cada estrofe.
A) Qual era a preocupação da autora, Irene Rios?
B) Quais recomendações sobre o transito à autora, Irene Rios, faz na segunda
estrofe?
C) O que significa a expressão “o Sentido é a Vida”?


Atividade 2

Você é curioso? Gosta de aprender coisas novas? Vamos aprender sobre o “MAIO
AMARELO”? Pesquise com a ajuda da sua família:
A) O que é o “Maio Amarelo”?
B) Qual é o objetivo de destinar um mês para essa causa?
C) Por que amarelo?

Atividade 3


De acordo com o parágrafo 2º, do artigo 29, do Código de Transito Brasileiro – Lei
9503/97 há uma ordem de responsabilidade no trânsito, descubra acessando o link a
seguir.

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10622881/paragrafo-2-artigo-29-da-lei-n-9503-de-23- de-setembro-de-1997 .

 Converse com sua família sobre o que você leu e escreva no caderno o que
significa a ordem de responsabilidade no trânsito.


Atividade 4

Para garantir o fluxo de trânsito em segurança e em ordem há diferentes tipos de placas
– de Regulamentação, de Advertência, de Sinalização de Obras, Educativas, de
Indicação, de Atrativo Turístico e de Serviços Auxiliares. Observe as placas de
advertência.

https://www.cursosdetransito.com.br/blog/2016/05/18/placas-de-transito-e-seus-significados/

 Quais placas você já conhecia?
 Quais chamou mais a sua atenção? Por que?

ComponentesHabilidades
  Língua Portuguesa(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Ciclo da infância – Ética e Cidadania – 3º ano – C

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.