You are currently viewing Geografia – Natureza e processos de transformação.

Geografia – Natureza e processos de transformação.

Olá, nesta aula vamos estudar como ocorre a transformação das paisagens do nosso planeta pela ação da natureza e pela ação humana. Ficou curioso(a)? Então vamos estudar!!!!

Atividade 1

Leia com atenção:

Transformação das paisagens

As paisagens do nosso planeta estão, constantemente, sendo transformadas pela ação da natureza e também pela ação humana. Nesse processo de transformação, podemos citar como ação da natureza: a ocorrência de um tornado em uma cidade, a ação modeladora das águas do mar ao esculpir as rochas no litoral, do rio ao escavar um vale, a erupção de um vulcão, ocorrência de um terremoto ou de um tsunami, etc.

     Tornados são grandes redemoinhos de ventos que se formam em áreas continentais. Os ventos de um tornado podem alcançar até 500 quilômetros por hora. Já um tsunami é uma onda marítima gigante que é formada no fundo dos oceanos. Esse tipo de onda pode atingir até 30 metros de altura.

As transformações que ocorrem nas paisagens terrestres, provocadas pela natureza, possuem ritmos diferentes. Algumas são transformadas em poucos minutos, como no caso de terremoto ou tsunami, já existe outros eventos que levam milhares de anos para provocar uma alteração na superfície terrestre. É o caso da formação de cânions, onde as águas de um rio levam milhares de anos para remover sedimentos e escavar a rocha, até formar profundos vales. No Brasil existe o Cânion Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul.

         Em 10 de junho deste ano, ainda bem recente, ocorreu um tornado em Santa Catarina, deixando assim grandes estragos e modificações na paisagem.  

         Em julho de 2018, ocorreu um forte terremoto no Japão que foi sentido na cidade de Tóquio.

         Veja as reportagens:

Outras paisagens podem ser alteradas pela ação humana através de construções de centros comerciais, edifícios, casa, praças, novos setores, abertura de novas ruas, etc. Cada uma dessas mudanças provoca a transformação da paisagem. Essa intensa transformação da natureza, provocada pelos seres humanos está ligado ao processo de urbanização e industrialização da sociedade.Nossos ancestrais faziam poucas modificações na natureza, retiravam dela apenas o necessário para sua sobrevivência. Com o passar do tempo os seres humanos passaram a transformá-la em grande escala, de forma intensa e destrutiva. São poucas as paisagens do nosso planeta que ainda não foram transformadas diretamente pela ação humana.


Adaptado: Vontade de Saber: geografia: 6ºano, Ensino Fundamental: Anos finais / Neiva Camargo Torrezani. – 1. ed, – São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. pgs. 26-29.


2- Peça ao seu responsável para ver com você as fotos antigas que vocês têm principalmente as que foram tiradas em áreas abertas.
a) Analise as fotos e registre em seu caderno de Geografia as mudanças que você percebe na paisagem no decorrer do tempo, comparando com os dias atuais.
b) Agora você vai registrar alguma coisa que está sendo feito no seu setor como exemplo de transformação da paisagem.
c) Registre também algo que está sendo construído em Goiânia e que para isso foi necessário interferir na natureza.


3- Com base no texto que leu e os vídeos que assistiu, explique com suas palavras:
a) Diferentes formas de transformação da paisagem.
b) Como os homens podem construir suas histórias sem destruir tanto o nosso planeta

Saiba Mais | Referências:

Conheça um pouco mais sobre as mudanças das paisagens através dos vídeos abaixo:

“Uma viagem pelo cânion de Itaimbezinho. Uma mudança provocada pela natureza” – Canal: Dicas de viagem

Interferência do homem na natureza e suas consequências:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transformacao-natureza.htm

“A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodeia … Um vídeo muito comovente” – Canal: Michelle Farias

Objeto de ConhecimentoTransformações das paisagens naturais e antrópicas. Mudanças na interação humana com a natureza.
Componente CurricularGeografia
Habilidades(EF06GE02-B) Compreender a ocupação do espaço geográfico como agente modificador das paisagens. (EF06GE07-A) Analisar e problematizar a intensificação das mudanças da relação entre a sociedade e a natureza, na sociedade contemporânea, a partir do advento da industrialização e da urbanização.
Proponentes/ Professores:Ecione de Carvalho Soares Silva
Instituição Educacional:Escola Mun. Coronel José Viana Alves.
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (7º ano) – Experiências e Curiosidades