You are currently viewing Nasce a classe operária

Nasce a classe operária

Dando continuidade aos estudos, sobre o século 18, vamos estudar sobre uma revolução que foi responsável pela consolidação do sistema capitalista e por mudar para sempre a maneira como os produtos eram feitos, assim como o modo de vida e trabalho das pessoas.

Atividade

Para realizar essa atividade você precisa ler o texto sobre a Revolução Industrial e assistir ao vídeo, que nos mostra como era a vida dos trabalhadores (as) durante a Primeira Revolução Industrial.

  1. Na realização da leitura é importante você saber sobre o que foi a Revolução Industrial, os países envolvidos, os avanços tecnológicos, as novas formas de produzir, a fonte de energia e transporte utilizados. Assim como, os impactos sobre a sociedade, em especial na vida dos trabalhadores (homens, mulheres e crianças). Agora acesse o link  https://escola.britannica.com.br/artigo/Revolu%C3%A7%C3%A3o-Industrial/481567(Revolução Industrial – Britannica Escola – CAPPES -MEC).  Anote o que você aprendeu em seu caderno e faça um mapa conceitual sobre essa revolução.
  2. Para a continuidade da atividade você precisa assistir ao vídeo Revolução Industrial abaixo. 

 (Revolução Industrial – Universidade do Vale do Paraíba/ alunos de Rádio e Tv).

Com base no que você aprendeu escreva um pequeno texto com suas palavras sobre a vida dos trabalhadores (homens, mulheres e crianças) durante a Revolução Industrial.

Saiba mais:

  • A Revolução Industrial e as mulheres 

  • O trabalho infantil na Revolução Industrial

  • A invenção da máquina de Fiar e o Tear mecânico

  • Revolução Industrial: Causas e motivos



Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Ética e Cidadania. 

OBJETO DE CONHECIMENTO:História:  O mundo contemporâneo: Revolução Industrial – vida, trabalho e exploraçãoLíngua Portuguesa:  Campo de atuação: Práticas de Estudo e PesquisaPrática de linguagem: LeituraObjeto de conhecimento:Estratégias e procedimentos de leitura: Relação do verbal com outras semiosesProcedimentos e gêneros de apoio à compreensão: relação do verbal com outras semioses.HABILIDADES: História: (GO-EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. (GO-EF08HI03-B) Compreender os processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do século XVIII aos dias atuais. 
Língua Portuguesa:(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias, ou tomar notas em outro suporte, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo, infográfico, tabelas, gráfico ou ilustrações do texto lido, com ou sem comentário/análise, dependendo do que for mais adequado.(EF69LP34-B) Possibilitar uma maior compreensão do texto e a sistematização de conteúdos e informações.