You are currently viewing Nas despesas de casa o que aumentou e o que diminui

Nas despesas de casa o que aumentou e o que diminui

Beleza pessoal? Com a pandemia muitos hábitos mudaram na nossa vida e alguns desses afetam diretamente a parte financeira de nossas casas, o que você vai aprender com essa atividade é perceber dentro dos gastos mensais o que aumentou e o que diminui com a pandemia.

Estamos passando por momentos que não planejamos, a pandemia pegou as famílias de surpresa e as desafia a cada dia para novas adaptações, é possível identificar o aumento de alguns gastos, tais como: alimentação, energia e água, por outro lado houve uma redução nos gastos com transporte. Para lidar com esse novo cenário é necessário a colaboração de todos, a simples atitude de evitar luz ligada sem necessidade, diminuir o tempo no banho e retirar da tomada aparelhos após utilizá-los, já podem ser um diferencial na economia familiar. As atividades aqui apresentadas trazem uma reflexão de como um bom planejamento pode ajudar a evitar gastos desnecessários e investir no que realmente precisam no momento.

ATIVIDADE 1

Primeiramente vocês vão assistir ao vídeo: Pandemia e isolamento levam famílias a repensar gastos:

Pandemia e isolamento levam famílias a repensar gastos – Canal TV Canção Nova

Ainda para exemplificar vou relatar o aconteceu comigo em relação ao meu deslocamento de casa para as escolas em que trabalho. Antes da pandemia e o isolamento social eu ia de carro para as escolas que trabalho e rodava 100 km por dia consumindo em média 10 litros de combustível por dia. Se cada litro de etanol é R$ 2,59 então eu gastava antes da pandemia 2,59 x 10 x 21 (dias letivos ou dias do mês que havia aula tirando sábado e domingo) que dava R$ 543,90. Hoje em dia o gasto com combustível reduziu muito, estou rodando 20 km por dia o que dá 2 litros por dia e fazendo o mesmo cálculo o gasto no mês fica assim 2,59 x 2 x 21 (Considerando só os dias letivos ou dias do mês que havia aula tirando sábado e domingo) que dá atualmente R$ 108,78.           Agora é com vocês relatem o que aconteceu com uma despesa da sua casa que aumentou mostrando com cálculos se necessário ou valores de como era antes e como ficou depois, e uma despesa que diminuiu mostrando também com cálculos se necessário ou valores de como era antes e como ficou depois.

ATIVIDADE 2

Considere a tabela abaixo onde o aluno João Gabriel preencheu com as despesas de fevereiro a junho de 2020:

DESPESASFEVEREIROMARÇOABRIL MAIOJUNHO
EnergiaR$        125,69R$        131,45R$        202,13R$        210,32R$        207,89
HabitaçãoR$        650,00R$        650,00R$        650,00R$        650,00R$        650,00
Saúde/Farmácia R$        110,27 R$          90,00 R$          45,00 R$                 –   R$          32,56

Responda:

a) Qual foi o total gasto com Energia no período de fevereiro a junho de 2020?

b) Qual foi o total gasto com Habitação no período de fevereiro a junho de 2020?

c) Qual foi o total gasto com Saúde e Farmácia no período de fevereiro a junho de 2020? d) Comparando só os meses de fevereiro (Sem pandemia) e Abril (com a pandemia e a orientação do isolamento social) diga qual despesa aumentou, qual diminuiu e qual permaneceu constante?

ATIVIDADE 3

Dicas para o orçamento familiar

» Liste todas as despesas fixas, tais como: Energia, água, internet.

» Determine os gastos essenciais de sobrevivência, tais como: Alimentação e higiene.

» Quais gastos supérfluos podem ser evitados? Importante: Pesquise preços antes de efetuar uma compra, por meio de aplicativos ou sites.

Saiba Mais / Referências:

Texto (Reportagem) 1 –Renda de famílias pobres deve ser 20% mais afetada pelo coronavírus do que a média.

Texto (Reportagem) 2 –Nas classes D e E, 51% perderam metade da renda ou mais na pandemia.https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2020/05/nas-classes-d-e-e-51-perderam-metade-da-renda-ou-mais-na-pandemia.shtml

Componente CurricularMatemática
Objeto de ConhecimentoNúmeros racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações. Operações com números racionais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Habilidades(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica. (EF07MA11-A) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias, em situações diversas. (EF07MA11-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, arelação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas como o usode escalas em mapas, o uso de representações de decimais exatos, porcentagens edízimas periódicas.
Proponentes/ Professores:Leonice Vieira dos Santos Henrique Aparecido Silveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Nadal Sfredo
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo