You are currently viewing Monteiro Lobato: um escritor brasileiro!

Monteiro Lobato: um escritor brasileiro!


Você conhece Monteiro Lobato? Vamos conhecer?!!!

Seu nome é José Bento Renato Monteiro Lobato. Elenasceu em Taubaté, na ainda chamada Província de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882!! Isso mesmo! Ele nasceu no finalzinho do Século XIX. Seus pais eram: José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Ele se formou em Direito, foi editor, tradutor e escreveu muitos livros infantis, como “Emília no País da Gramática”, “Noivado de Narizinho”, “Caçadas de Pedrinho”, “Sítio do Pica-pau Amarelo”, que até virou programa de TV e muitos outros livros. Morreu aos 66 anos de idade, no dia 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo.

Se você quiser saber mais sobre o autor, clique na imagem dele.


No link abaixo, vamos acessar a reportagem de Isabela Barreiros, na Revista Aventuras na História, que traz informações sobre as ideias presentes na obra de Monteiro Lobato em seu texto: “A Polêmica de Monteiro Lobato em Sítio do Picapau Amarelo: Homem de seu tempo ou Racismo explícito?”, tentando responder à pergunta do título… Ficou curioso? Então, vamos ler o texto?
 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/polemica-de-monteiro-lobato-em-sitio-do-picapau-amarelo-homem-de-seu-tempo-ou-racismo-explicito.phtml

Crédito: Divulgação/Rede Globo

Depois da leitura, chegou a hora de você dar sua opinião. Reflita: 

Você conseguiu perceber alguma atitude racista nas falas de Monteiro Lobato? Quais?

Quanto às adaptações feitas por Pedro Bandeira, você acredita que essas amenizaram o teor racista percebido na interpretação da leitura?

Como você mudaria esses trechos? Escreva um texto, em seu caderno, contendo suas opiniões sobre o assunto.




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Experiências e Curiosidades.