You are currently viewing Ciências da Natureza: MISTURAS E TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO

Ciências da Natureza: MISTURAS E TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para o 6º Ano do Ensino Fundamental, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Tudo bem? Hoje vamos estudar sobre as misturas e suas separações. As misturas fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes não nos damos conta que elas existem. Então, vamos aprender!

ATIVIDADE 1

Você sabia que a maioria das coisas que usamos no dia a dia são misturas? Quer entender o são elas? Então preste bastante nas explicações do vídeo abaixo, do “Canal Eu Adoro Ciência”!

ATIVIDADE 2

Após assistir os vídeos indicados, responda em seu caderno de Ciências às seguintes perguntas, à lápis ou lapiseira:

• O que são misturas homogêneas? Dê exemplos.
  • O que são misturas heterogêneas? Dê exemplos.
  • O que são misturas coloidais? Dê exemplos.

ATIVIDADE 3

Você sabe quais são as formas usadas para separar as misturas? Preste bastante atenção na explicação abaixo, do professor Diogo Lopes , para compreender sobre tais processos!

Os produtos que adquirimos na natureza, os materiais que são confeccionados pelo ser humano, ou seja, de uma forma geral, tudo que nos cerca é formado por misturas (associação de substâncias). Para utilizarmos uma substância qualquer, é fundamental realizar a separação de misturas.

Separação de misturas significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, denominados de “fases”).

Fonte: Separação de misturas – Brasil Escola (uol.com.br) (adaptado)

ATIVIDADE 4

Vamos estudar sobre como a separação de misturas pode acontecer? Assista ao vídeo a seguir, do Canal “Estudante Eficiente”, que aborda sobre a separação de misturas heterogêneas misturas homogêneas:

ATIVIDADE 5

De acordo com o que estudou aqui, responda: quais são os principais métodos de separação de misturas homogêneas? E quais são os principais métodos de separação de misturas heterogêneas? Registre no seu caderno de Ciências.

Até a próxima! Em breve, estaremos “juntos e misturados”!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componente curricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF06CI01-C) Distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas a mistura de dois ou mais materiais.
Complementar
(EF06CI01-A/B) Apontar os componentes de uma mistura, tais como: água e sal, água e óleo, água e areia, conceituando substâncias simples e compostas.

Proponente/ Professora: Irinéia Abreu da Silva Gomes
Instituição Educacional: Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro