You are currently viewing História – Minha família

História – Minha família

Todos nós, indivíduos, fazemos parte de uma família. Nos dias atuais a configuração familiar é particular, isto é, em cada casa, em cada lar, encontramos famílias compostas por diferentes integrantes. Vamos conhecer e valorizar aqueles que estão ao nosso redor.


Você participará de atividades sobre as suas origens, a sua família, sendo estas as pessoas com quem você tem mais convivência. Em seguida, irá imaginar como seria se não tivéssemos uns aos outros para conversar, abraçar, um mundo onde as pessoas não pudessem se ver nem ouvir uma a outra, seria muito triste, não é mesmo?


Então, pense na pessoa que você mais gosta, ela está perto de você? Mora com você? Qual o grau de parentesco? Os nossos parentes são pessoas da nossa família, alguns mais distantes, que visitamos em festividades, mas outros vemos praticamente todos os dias, e ainda outros que vemos em várias vezes ao dia. Essas pessoas que ficam sempre próximas de nós são as que temos mais apreço, isto é, temos um carinho muito especial e chamamos de família.


Atividade 1

VALORIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FAMILIAR

Estamos vivendo um momento único, uma experiência peculiar, na qual precisamos dar valor na vida e nas pessoas que temos apreço. E nada mais importante, especialmente agora, que cativar as pessoas da nossa família. A convivência com entes queridos torna a vida mais colorida e traz muitas felicidades. 

Imagine se você morasse em uma ilha, não tivesse companhia, alguém para conversar, abraçar e brincar. Seria muito triste.

Então vamos pensar um pouco no que é uma instituição familiar, sua composição e quem são as pessoas que fazem parte da sua família.


Canal:Bisnagas Kids“O Livro Da Família” – https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc

Atividade 2

Canal: Os Amiguinho“Pinóquio – Historia completa – Desenho animado infantil com Os Amiguinhos” – https://www.youtube.com/watch?v=FBMt_PVSXHg

A partir da história de um menino chamado Pinóquio, identifique os membros da família dele. A partir das duas histórias vamos pensar, todas as famílias têm o mesmo número de pessoas? Os membros das famílias são apenas pessoas? As famílias maiores são mais felizes? Todas as crianças devem obedecer aos membros mais velhos de sua família? Porquê? 

Atividade 3

Agora é hora de colocar a mão na massa. Faça uma pesquisa com sua família, procure saber quem são os membros que estão mais próximos de você. Então assista ao vídeo explicativo “árvore genealógica’. Nele você vai entender quais são as pessoas que fazem parte da sua família e quem deve estar presente na sua árvore e o lugar/nome de cada um. –


Para fazer uma árvore genealógica, você pode usar qualquer tipo de material para registrar (papelão, folha A4 ou mesmo numa tela de computador ou celular) e destaque as pessoas que você tem mais convivência e carinho.

Canal:Smile and Learn – Português“A Família – Árvore Genealógica para crianças – Vocabulário – Pai, mãe, irmão, avós, tios…”https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA”

Canal:Mundo Bita“Nossa Família” – https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w

Canal:Smile and Learn “A família para crianças – Ana e sua família – Aprenda o nome dos membros da família” – https://www.youtube.com/watch?v=zoD4vhrP190

Objeto de ConhecimentoHistórias de Famílias: no espaço e no tempo
Habilidades(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Proponentes/ Professores:Cinthia Mendes Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Padre Pelágio
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Ética e Cidadania