You are currently viewing Minha escola

Minha escola


Olá, tudo bem com você?  Todas as crianças tem direitos e deveres. Um deles é o direito à Educação.  Hoje você aprenderá sobre esse direito e será desafiado a fazer um desenho contando o que mais sente falta na sua escola.


Você está com saudade da escola? Que tal ouvir uma música?

https://www.youtube.com/watch?v=-RsLzUsXYHM
“Hora da escola” Canal: Discovery Kids Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=-RsLzUsXYHM

Observe  um verso da música hora da escola  do Mundo Bita: 

AI,AI, QUE BOM

EU NÃO VEJO A HORA

DE CHEGAR A HORA DA ESCOLA

BOTAR TODA ALEGRIA

QUE COUBER NO BOLSO DA MOCHILA

REVER OS MEUS AMIGOS

E BRINCAR, E DANÇAR, E CANTAR

Ouça novamente a música e cante passando o dedo no verso acima. Identifique as palavras que terminam com o mesmo som de  ESCOLA e BRINCAR  e copie no seu caderno. 

Observe quantas vezes você abre a boca para falar a palavra ES-CO- LA   e BRIN-CAR. Cada som que você fez representa uma silaba da palavra. Agora repita novamente as palavras e conte a quantidade de sílabas usando os dedos das mãos.

Qual é a palavra maior  ES-CO- LA   ou BRIN-CAR? 

Antes de enfrentar esse desafio, veja algumas dicas importantes para te ajudar a escrever essas palavras:

Observe quantas vezes você abre a boca para falar a palavra;

Cada som que você fez representa uma silaba da palavra que escrevera;

Agora, tente encontrar as letras com esse som e forme as palavras;

Não esqueça, não existem erros, quando se está aprendendo, faça o seu melhor!

Agora, assista o vídeo de Malala e conheça a história da menina que lutou pelo direito de estudar.

“Malala a menina que queria ir para a escola” Canal: Mundo dos Contos Encantados – https://www.youtube.com/watch?v=-0l5XpXd3nk

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente: Toda criança tem direito à educação. Malala adorava ir para a escola e aprender sobre diferentes assuntos. Desenhe o que você mais sente falta na sua escola.


Para saber mais:

“Por que ir a ESCOLA?” Canal: Ticolicos – Canal Infantil – https://www.youtube.com/watch?v=EK0oIAXTfzs

“Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha” Canal: Blog Renatinha Dias Nava


OBJETOS DE CONHECIMENTO: 
Língua Portuguesa: Produção de texto Oral
Construção do sistema de escrita alfabético
HABILIDADES:
EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.
(GO-EF01LP32) Segmentar palavras escritas em silabas, contando-as.

PROPONENTES/ PROFESSORESTatiana Azevedo de Souza da Cunha Lima
INSTITUIÇÃOE.M. Prof. Trajano de Sá Guimarães

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Ética e Cidadania