You are currently viewing Minha conta está negativa e agora o que isto significa?

Minha conta está negativa e agora o que isto significa?

Olá, tudo bem? Hoje na aula de Matemática você vai estudar sobre os números negativos, na verdade sobre os números inteiros, que são os números positivos e também negativos. Os números negativos aparecem principalmente nos saldos das contas bancárias quando se gasta mais dinheiro do que se tem, ou seja, fica devendo, por isso a quantia aparece como negativa. Os números inteiros estão presentes principalmente nas operações financeiras, mas também são usados para representar as temperaturas abaixo de 0°,por exemplo. Se possível convide seus responsáveis para participar desta aula, auxiliando nas leituras e atividades.

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo e veja algumas informações sobre os números negativos: (Vídeo: “Os números negativos.” Pelo site GCF Global) →

Você gostou do vídeo? Percebeu que ele traz muitas informações sobre os números negativos?

Vamos relembrar alguns fatos apresentados no vídeo.

Registre as perguntas e respostas em seu caderno ou em algum meio digital:

A- Quem são os números negativos?

B- Os números negativos são muito utilizados nas finanças principalmente para representar o que?

C- No vídeo porque o saldo da conta ficou negativo em 10 reais?

D- Desenhe uma reta numérica representando os cinco primeiros números inteiros positivos e os cinco primeiros negativos?

E- Cite um exemplo onde percebemos os números negativos.

ATIVIDADE 2

Observe a figura, ela representa a temperatura em algumas cidades.

Fonte
(“Frio Intenso no Brasil 09/06/16”, disponível no site Climatempo)

A- Observando esta tabela, qual a temperatura da cidade de São Joaquim e qual a temperatura na cidade de São Mateus do Sul? Em qual, entre essas duas cidades, está fazendo mais frio?

B- Entre todas as cidades apresentadas nessa figura, qual delas fez mais frio e qual fez menos frio nesse dia 16? Você saberia dizer qual a diferença de temperatura entre elas?

C- Levando-se em conta que a água congela a 0 ºC, em alguma dessas cidades apresentadas a água estaria no estado Líquido?

ATIVIDADE 3

Você já viu um extrato de uma conta bancária? A figura abaixo mostra um exemplo de extrato bancário.

Fonte – clique aqui
(“Extrato Corrente de Carlos”, disponível no site Brainly.)

A – Neste extrato bancário da figura, qual o saldo de Carlos Alberto Alegre no dia 29/05? O saldo dele está positivo ou negativo em que valor?

B – Somando todas as despesas apresentadas nesse Extrato, qual o valor de todas elas juntas?

Saiba Mais | Referências:

Vídeo:”Truque para somar e subtrair números negativos.” Canal GCF Aprende Livre, disponível no site Youtube.

Como comparar números negativos, ou seja para descobrir qual é o maior ou o menor entre dois números negativos acesse o link abaixo

Vídeo: ” 7º ano – Comparação entre números inteiros – Aula 05”, no canal Eu vou aprender Matemática, disponível no site Youtube

Acesse o link abaixo e veja como descobrir os números na reta numérica

Vídeo: “Exemplos de números negativos e reta numérica.” No canal Khan Academy Brasil, disponível no Youtube.
Objeto de ConhecimentoNúmeros inteiros, o uso, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações de adição e subtração de números inteiros.
Habilidades(EF07MA03-A) Reconhecer significados dos números inteiros em diferentes contextos, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos. (EF07MA03-B) Reconhecer a distância de um número inteiro dado em relação à origem da reta numérica, módulo de um número inteiro, relacionando números opostos simétricos. (EF07MA03-C) Ler, escrever, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, e associá-los a pontos da reta numérica. (EF07MA03-D) Utilizar as operações de adição e subtração de números inteiros e as suas respectivas propriedades, em situações diversas.
Proponentes/ Professores:Ana Lídia Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Madre Francisca
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo