You are currently viewing MATEMÁTICA – VAMOS BRINCAR COM OS NÚMEROS?

MATEMÁTICA – VAMOS BRINCAR COM OS NÚMEROS?

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática -para o 1º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 24/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE COM VOCÊ.

NESSA ATIVIDADE, VOCÊ APRENDERÁ UM POUCO MAIS SOBRE OS NÚMEROS E SUAS POSSIBILIDADES.

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL BRINCAR E AO MESMO TEMPO APRENDER SOBRE OS NÚMEROS?

VOCÊ CONHECE A BRINCADEIRA DA AMARELINHA? SABE COMO RELACIONAR ESSA BRINCADEIRA COM A MATEMÁTICA?

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amarelinha.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DIÁRIO E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A RELAÇÃO DOS JOGOS, DAS BRINCADEIRAS E A MATEMÁTICA

AGRUPAMENTO A| 1º ANO | CICLO DA INFÂNCIA | MATEMÁTICA | PROFª ADRIANA

VIU COMO A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES? CONTINUE A BRINCADEIRA AÍ DA SUA CASA!

HORA DA ATIVIDADE

1- QUE TAL BRINCAR DE PULAR CORDA? MAS, ALÉM DE BRINCAR VOCÊ VAI REGISTRAR A SUA BRINCADEIRA. ENTÃO PEGUE O SEU CADERNO E ESCREVA.

NA PRIMEIRA TENTATIVA: QUANTOS PULOS VOCÊ CONSEGUIU DAR? 

NA SEGUNDA TENTATIVA: VOCÊ DEU MAIS PULOS QUE NA PRIMEIRA? 

QUANTAS VEZES VOCÊ BRINCOU DE PULAR CORDA?

2- BRINQUE TAMBÉM DE BOLICHE, PEGUE GARRAFAS DE PLÁSTICO QUE NÃO ESTEJAM CHEIAS, UMA BOLA QUE PODE SER FEITA COM MEIA VELHA OU ATÉ MESMO PAPEL USADO E CONSTRUA O SEU JOGO. CHAME ALGUÉM PARA JOGAR COM VOCÊ E REGISTRE SUA PONTUAÇÃO. 

O IMPORTANTE É BRINCAR E APRENDER!


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS NESSA VIDEOAULA?

  • OS JOGOS E BRINCADEIRAS PODEM CONTRIBUIR PARA SITUAÇÕES MATEMÁTICAS DIVERSAS;
  • É POSSÍVEL BRINCAR E APRENDER SOBRE OS NÚMEROS;
  • OS NÚMEROS PODEM REPRESENTAR QUANTIDADE, ORDEM, CLASSIFICAÇÃO. 

Habilidades Estruturantes EF01MA01-A) RECONHECER A UTILIZAÇÃO DE NÚMEROS NO SEU CONTEXTO DIÁRIO, REPRESENTADO POR IMAGENS OU NÃO, COMO   INDICADOR   DE   QUANTIDADE, EM   PROBLEMAS   DE CONTAGEM DE OBJETOS DO COTIDIANO, QUANTOS TEM OU ONDE HÁ MAIS, ORDEM DO 1° AO 10°, EM BRINCADEIRAS DE TRADIÇÃO E SITUAÇÕES COTIDIANAS, COMO TABELAS DE CAMPEONATOS ESPORTIVOS E CÓDIGO, COMO NÚMEROS UTILIZADOS EM CONTAS, RG, CPF, TÍTULO DE LEITOR, CÓDIGO DE BARRAS, UTILIZANDO A EXPRESSÃO ORAL.