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Matemática – Um pouco mais sobre os números racionais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: < a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo’>Fundo vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a > Acesso em 25, março. 22

O conjunto dos números racionais é uma extensão dos números inteiros, que inclui frações e números decimais finitos ou infinitos periódicos. Os números racionais são representados na forma de uma fração, em que o numerador e o denominador são inteiros. Por exemplo, 1/2, 3/4 e -5/7 são exemplos de números racionais.

Uma característica importante dos números racionais é que eles podem ser expressos de forma exata, o que os torna extremamente úteis em muitos contextos matemáticos e aplicados. Por exemplo, ao dividir uma pizza igualmente entre duas pessoas, cada pessoa recebe 1/2 da pizza, um número racional. Da mesma forma, ao calcular medidas de tempo, como 1,5 horas ou 2,75 minutos, estamos usando números racionais.

O conjunto dos números racionais é denotado pela letra Q, derivada do termo latino “quotiens”, que significa “quantas vezes”. Esse conjunto é infinito, já que há uma infinidade de frações possíveis, tanto positivas quanto negativas. Além disso, cada número inteiro pode ser expresso como uma fração com denominador igual a 1.

Devemos ressaltar que nem todo número pode ser expresso na forma de fração, são eles os números com infinitas casas decimais não periódicas. Esses números pertencem ao conjunto numérico nomeado Conjunto dos números Irracionais, representados pela letra “I“. A raiz quadrada de 2 é um exemplo de número Irracional e tem o valor de aproximadamente 1,4142135

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Ao realizar uma pesquisa com seus familiares, Júlia verificou que 3/4 de seus familiares preferiam arroz com uvas passas na ceia de Natal e 1/5 preferem arroz branco. Escreva essas duas frações na forma de porcentagem usando frações equivalentes.

Questão 2

Uma receita de bolo usa ¾ de uma xícara de chá de açúcar. Para fazer o triplo dessa receita, qual desses números mistos representa a quantidade de açúcar necessária?

(A) 2 1/4

(B) 4 1/4

(C) 3 1/4

(D) 4 1/2

Questão 3

Três primas almoçaram juntas em um restaurante e a conta foi R$ 180 reais. Uma delas disse que pagaria 20% desse valor e a outra pagaria 3/10. Que valor da conta sobrou para a terceira prima pagar?

Questão 4

Um reservatório de água está preenchido com 800 litros. Após algumas horas, 3/8 da água é retirada. Qual das seguintes alternativas representa a quantidade de água restante no reservatório?

(A) 200 L

(B) 300 L

(C) 400 L

(D) 500 L

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em Matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA05-A) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas: fracionária, percentual, decimal exata e dízima periódica.(EF07MA05-B) Resolver um mesmo problema com números racionais utilizando diferentes algoritmos, por meio das múltiplas representações e significados, tais como frações, porcentagens e decimais, situações diversas.
(EF07MA06-A) Ler, interpretar, resolver e analisar problemas diversos e identificar os procedimentos de resolução.
(EF07MA06-B) Classificar os procedimentos de resolução de um grupo de problemas com a mesma estrutura e com estruturas diferentes.
(EF07MA06-C) Representar, utilizando recursos diversos, os procedimentos usados na resolução de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura
(EF07MA06-D) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos, convencionais ou não.(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.