You are currently viewing Matemática – Tudo em ordem

Matemática – Tudo em ordem

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – ampliado e está destinada a estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://cutt.ly/OPxBNAq, acesso em 17, fev. 2022

O SISTEMA NUMÉRICO QUE USAMOS É O SISTEMA DECIMAL, NESTE SISTEMA, OS NÚMEROS SÃO AGRUPADOS DE 10 EM 10. OS ALGARISMOS SÃO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS QUE USAMOS PARA REPRESENTAR OS NÚMEROS.

TODOS OS NÚMEROS PODEM SER FORMADOS A PARTIR DESSES 10 ALGARISMOS:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

COM O AGRUPAMENTO DOS NÚMEROS DE 10 EM 10, SURGIU A NECESSIDADE DE CLASSIFICÁ-LOS. 

1 DEZENA = 10 UNIDADES

IMAGEM CRIADA NO CANVA

1 CENTENA = 100 UNIDADES

IMAGEM CRIADA NO CANVA

DEPENDENDO DA ORDEM EM QUE O ALGARISMO SE ENCONTRA ELE RECEBE UM NOME DIFERENTE, POR EXEMPLO:

392 – AQUI O NÚMERO ‘9’ É LIDO COMO NOVENTA

239 – AQUI SOMENTE NOVE

QUANDO PERCEBEMOS A POSIÇÃO QUE UM ALGARISMO OCUPA EM DETERMINADO NÚMEROS É POSSÍVEL SABER SE ELE É:

UNIDADE

DEZENA

CENTENA

UNIDADE DE MILHAR. E ASSIM POR DIANTE.


ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – TUDO EM ORDEM”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6gRiAl-1yd8> acesso em 18 fev 2022.

QUESTÃO 1

OBSERVE AS CASAS DO CONDOMÍNIO QUE VOCÊ IMAGINOU ANTERIORMENTE. TODAS ELAS POSSUEM NÚMEROS IDENTIFICADORES.

Disponível em: <https://cutt.ly/pOdRShk> acesso em 29, jan. 22.

A) ORDENE OS NÚMEROS DAS CASAS, DO MENOR PARA O MAIOR:

B) E DO MAIOR PARA O MENOR, COMO FICA A ORDEM?

C) COLOQUE O ALGARISMO CORRESPONDENTE À ORDEM DE CADA NÚMERO DAS CASAS:

QUESTÃO 2

JÚLIA FOI AJUDAR SUA MÃE COM AS COMPRAS DE FRUTAS E VERDURAS, VEJA A LISTA QUE ELAS LEVARAM:

A) QUAL FRUTA OU VERDURA ELAS LEVARAM EM MAIOR QUANTIDADE?

B) QUAL FRUTA OU VERDURA ELAS LEVARÃO EM MENOR QUANTIDADE?

C) ORDENE A LISTA, EM RELAÇÃO À QUANTIDADE, DO MENOR PARA O MAIOR.

QUESTÃO 3

OBSERVE O MATERIAL DOURADO ABAIXO:

LEMBRANDO QUE O CONJUNTO MAIOR REPRESENTA 1 CENTENA E A COLUNA 1 DEZENA. SENDO ASSIM, QUAL NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO ACIMA?

A) 100

B) 120

C) 140

D) 110

QUESTÃO 4

OBSERVE AS IMAGENS:

IMAGENS CRIADAS NO CANVA
IMAGENS CRIADAS NO CANVA

QUAL DESSAS COLEÇÕES POSSUI MAIS BRINQUEDOS?

A) COLEÇÃO 1

B) COLEÇÃO 2

C) POSSUEM A MESMA QUANTIDADE

D) É IMPOSSÍVEL SABER


LUCYANA OLIVEIRA BORBA

GRADUADA EM PEDAGOGIA


Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF03MA01-C) Representar quantidades com números e palavras, estabelecendo relação entre elas.
(GO-EF03MA29) Reconhecer, ler, escrever e ordenar números ordinais em uma situação cotidiana, representada por imagem ou não, utilizando simbologia adequada.
(EF03MA02-B) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens, em situações diversas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.