You are currently viewing Matemática – Triângulos e medidas de massa

Matemática – Triângulos e medidas de massa

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.


Triângulos e medidas de massa

Na sala de aula do 5º ano, João e Isabel estão explorando o fascinante mundo dos triângulos e das medidas de massa. Ao aprender sobre triângulos, eles descobriram que essas figuras geométricas têm diferentes tipos como:

 O triângulo equilátero que possui todos os lados iguais:

 O triângulo isósceles, com dois lados iguais:

 E o triângulo escaleno, com todos os lados diferentes:

Usando material de desenho e até mesmo tecnologias digitais, João e Isabel desenharam triângulos fascinantes comparando os lados e ângulos. Eles se divertiram descobrindo se os triângulos eram acutângulos, obtusângulos ou retângulos, entendendo como as medidas influenciam essas classificações.

Imagem criada no Canva

Além disso, os amigos trouxeram a matemática para a vida real ao aplicar medidas de massa e de capacidade. Nessa emocionante jornada matemática, João e Isabel descobriram que a matemática está presente em muitos lugares ao nosso redor, desde a geometria dos triângulos até as medidas práticas de massa e de capacidade. Com curiosidade e criatividade, eles continuam aprendendo e se divertindo com as maravilhas dos números e formas.

Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 2ºBimestre – Vídeoaula2 – Classificando Triângulos e Calculando Massas”, disponível em <https://youtu.be/B6CENmLhvwE?list=PLxRkqxlT0AC1PP1ETK5AKCe-eFdPK3-0_>

Questão 1

Utilizando uma régua, faça as medidas necessárias e classifique os triângulos quanto à medida de seus lados:

Questão 2

João está aprendendo sobre triângulos na escola. Ele desenhou três triângulos diferentes: A, B e C.

a) Compare os lados dos triângulos e escreva qual deles possui todos os lados diferentes, qual possui dois lados iguais e qual possui todos os lados iguais.

b) Observe os ângulos de cada triângulo. Qual deles é um triângulo obtusângulo?

Questão 3

Izabel foi à feira comprar bananas e maçãs. Ao chegar em casa, ela percebeu que as frutas estavam em diferentes unidades de medida. As bananas estavam em gramas, as maçãs em quilogramas. Se Isabel comprou 2,5 kg de maçãs, ela adquiriu


(A) 2500 g
(B) 25 g
(C) 250 g
(D) 25000 g

Questão 4

Na escola Aprender Sempre, os alunos estão construindo um canteiro de flores retangular para o jardim da escola. Eles mediram os lados do canteiro usando unidades de medida padronizadas. A medida da massa (em gramas) que representa corretamente uma pedrinha decorativa que eles planejam usar no canteiro é

Imagem criada no Canva


(A) 5 kg
(B) 2 g
(C) 15 L
(D) 8 cm


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.
(EF05MA19-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de massa, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.