You are currently viewing Matemática – Informações matemáticas: tabelas e gráficos

Matemática – Informações matemáticas: tabelas e gráficos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Tabelas e gráficos

Uma tabela é uma forma organizada de apresentar informações de maneira clara e concisa. Ela é composta por linhas horizontais e colunas verticais. Cada célula da tabela contém um valor específico ou uma categoria relacionada aos dados que estão sendo apresentados.

Vamos supor que você tenha uma tabela com informações sobre a quantidade de alunos em uma escola que gostam de diferentes esportes. A tabela pode ter uma coluna para os nomes dos esportes e outra coluna para o número de alunos que gostam de cada esporte. Os alunos podem estar interessados em futebol, basquete, vôlei e natação, por exemplo.

Ao analisar uma tabela, é importante observar os rótulos das colunas e linhas para entender o que cada valor representa. Podemos usar tabelas para comparar quantidades, identificar padrões, fazer perguntas e tirar conclusões com base nos dados apresentados.

Os gráficos são representações visuais dos dados contidos em uma tabela. Eles ajudam a organizar as informações de maneira mais fácil de entender e permitem visualizar padrões e tendências.

Gráfico de barras: É composto por barras retangulares que representam diferentes categorias. A altura de cada barra indica a quantidade ou valor correspondente a cada categoria. Por exemplo, usando os dados da tabela de esportes, você pode criar um gráfico de barras para mostrar quantos alunos gostam de cada esporte. Cada esporte terá uma barra correspondente, e a altura de cada barra representa o número de alunos.

Ao analisar um gráfico, devemos observar as legendas para entender o que cada parte do gráfico representa. Eles podem comparar tamanhos de barras ou setores, identificar as categorias mais comuns ou menos comuns e fazer perguntas sobre os dados representados.

Tanto as tabelas quanto os gráficos são ferramentas úteis para ajudar a compreender informações matemáticas de forma visual e clara. Eles nos permitem fazer conexões entre diferentes dados e tirar conclusões com base nessas informações.

Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “5º Ano – Matemática – Aprender Sempre – 2ºBi Videoaula 1 – Informações matemáticas: tabelas e gráficos”. Disponível em: <https://youtu.be/rLbP1YX7Hec>. Acesso em: 28 abr. 2022.

Questão 1

Considere a seguinte tabela que mostra a quantidade de livros lidos por alguns alunos em um mês:

Agora, com base nessa tabela, responda a algumas perguntas:

Quantos alunos estão representados na tabela?

Qual aluno leu mais livros? Quantos livros ele leu?

Qual aluno leu menos livros? Quantos livros ele leu?

Qual é a média de livros lidos pelos alunos da tabela?

Questão 2

Complete o gráfico de acordo com os dados da tabela:

Questão 3

Considere o seguinte gráfico de barras que mostra a quantidade de frutas vendidas em uma barraca durante uma semana:

Qual foi o dia com o maior número de frutas vendidas? Quantas frutas foram vendidas nesse dia?

a) domingo, 60 frutas

b) sábado, 70 frutas

c) domingo, 80 frutas

d) sábado, 65 frutas

Questão 4

Considere a seguinte tabela que mostra a quantidade de horas de sono de alguns estudantes em uma semana:

Qual aluno teve o menor número de horas de sono durante a semana? Quantas horas ele teve?

a) Ana, 6 horas

b) João, 6 horas

c) Pedro, 7 horas

d) Sofia, 7 horas

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica.
(EF05MA24-C) Interpretar dados estatísticos apresentados em gráficos de colunas e de setores
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.