You are currently viewing MATEMÁTICA – Sistemas de numeração dos diferentes povos

MATEMÁTICA – Sistemas de numeração dos diferentes povos

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: Relógio Tempo Minutos – Foto gratuita no Pixabay – último acesso em 12 de março de 2023.

ORIGEM DOS NÚMEROS

O desenvolvimento da Matemática está diretamente ligado ao desenvolvimento da humanidade.

Quando os seres humanos deixaram de ser nômades surgiu a necessidade de contar. Ao longo do tempo foram desenvolvidos diferentes sistemas de numeração.

Na história humana existiram vários sistemas de numeração antes do que usamos atualmente e eles tiveram sua contribuição na história humana.

Sistema de numeração Egípcio

O sistema de numeração dos egípcios é um dos mais antigos que conhecemos e muitos historiadores acreditam que surgiu há mais de 3500 anos A.C..

Esse sistema não era posicional e usava apenas sete símbolos:

Cada símbolo só poderá ser repetido por no máximo 9 vezes, quando completar 10 será trocado pelo próximo símbolo superior. Nesse sistema de numeração não havia o zero.

Sistema de numeração Romano

O sistema de numeração Romano também é muito importante, pois é usado atualmente em relógios, para representar séculos, capítulos de livros, etc.

Usa 7 letras para representar os números e diferente do sistema de numeração egípcio, é posicional, ou seja, a posição do símbolo interfere no número. Observe o valor correspondente a cada letra:

Imagem do arquivo pessoal

Para representar os números usando esse sistema de numeração devemos obedecer às seguintes regras:

1ª) As letras I, X, C, M não podem ser repetidas mais de três vezes.

Exemplos:

2ª) Quando aparecem juntas letras que representam valores diferentes temos duas possibilidades:

1ª possibilidade – Quando uma letra de menor valor aparece antes da letra de maior valor devemos efetuar uma subtração.

Exemplos:

2 ª possibilidade – Quando uma letra de maior valor aparece antes da letra de menor valor devemos efetuar uma adição.

Exemplos:

Agora que você já compreende os alguns sistema de numeração antigos, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

Aline estava fazendo a leitura de um livro onde os capítulos são apresentados usando algarismos romanos. Ela fez uma pausa na leitura após terminar o capítulo IX. Então o próximo capítulo que ela lerá é

a) Capítulo XI.

b) Capítulo X.

c) Capítulo XII.

d) Capítulo XV.

QUESTÃO 2

Disponível em:<Candomblé Festa Religião São – Foto gratuita no Pixabay>- último acesso em 12 de março de 2023

Leia o texto sobre o samba de roda do Recôncavo Baiano:

O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.

SAMBA de Roda do Recôncavo Baiano. Unesco. Disponível em:<Bahia – Samba de Roda do Recôncavo Baiano | ipatrimônio (ipatrimonio.org)> Acesso em: 10 de março de 2023.

a) 15

b) 16

c) 17

d) 18

QUESTÃO 3

Faça uma pesquisa e escreva um pequeno texto sobre as primeiras formas de contagem e o surgimento dos números.

QUESTÃO 4

Usando a numeração egípcia represente o ano em que você nasceu e o ano em que estamos. Em seguida, escreva esses mesmos anos usando o sistema de numeração romano.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Habilidades:(EF06MA02-A) Identificar os diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, Indo-Arábico, por meio da história da Matemática.
(EF06MA02-B) Conhecer, compreender, comparar e diferenciar o uso dos diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, bem como as suas respectivas regras de composição.
(EF06MA02-C) Reconhecer o sistema de numeração decimal, Indo-Arábico, a partir da história do número, relacionando com as necessidades humanas.
(EF06MA02-D) Distinguir semelhanças e diferenças do sistema de numeração decimal com os sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano e Maia.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.
TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997