You are currently viewing Matemática – Sistema de numeração decimal

Matemática – Sistema de numeração decimal

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: ábaco. Disponível em: pixabay.com

Olá Crianças! Hoje vamos descobrir como os números que vemos no dia a dia se formam e como cada algarismo tem um valor dependendo da posição em que ele se encontra. Além disso, você irá aprender a compor e decompor.

Primeiro vamos lembrar quais são os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Com esses algarismos podemos formar qualquer número, dependendo de como a gente os organiza, ou seja, a posição que colocamos eles.

Compor números nada mais é do formar números, organizar os algarismos em ordens. E decompor é escrever o valor posicional de cada um desses algarismos. Vou explicar melhor.

Para compor o número 434 (quatrocentos e trinta e quatro) precisamos organizar esse número em um quadro de ordens, como vemos abaixo. A posição de cada algarismo nesse quadro é que vai definir o seu valor. Os algarismos que estão na ordem das unidades terão valor 1, os que estão na ordem das dezenas terão valor 10 e os que estão nas centenas terão valor 100. Chama-se isso de valor posicional. Por isso que no número 434 o 4 que está na ordem das unidades tem um valor diferente do 4 que está na ordem das centenas.

No número acima decompomos assim: 434 = 400 + 30 + 4. Porque o valor posicional é o valor que cada um deles tem nessa organização.  O número abaixo contém cinco ordens e fica assim: 25362 = Vinte e cinco mil trezentos e sessenta e dois.

Para facilitar sua decomposição copiamos o algarismo e acrescentamos zero nas outras ordens, exceto a unidade. Para decompor esse número fazemos assim: 20000 + 5000 + 600 + 60 + 2.

Para compor um número posso organizar meus algarismos de diversas formas, sempre lembrando que na posição que eu colocá-los eles terão um valor.

Assista a videoaula sobre essa temática para compreender melhor:

TURMA D | 4º ANO | CICLO DA INFÂNCIA | MATEMÁTICA | PROFESSOR VALDEIR
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uJpEg-ukaZQ> acesso em 3, mar. 2021
CORREÇÃO: TV SAGRES – Horário: 11h00

ATIVIDADE 1

Recorte em sua casa materiais nos formatos como abaixo para treinar a formação de números. Sendo um bloquinho – a unidade (1), a barra – a dezena (10) e a placa – a centena (100):

Componha com os materiais que você criou, os números abaixo (siga o exemplo):

a) 972:
b) 295:
c) 338:

ATIVIDADE 2

Assista ao vídeo para compor e decompor números com as fichas.

Canal Professora Cris Mininel – Fichas sobrepostas – disponível em: <https://youtu.be/Kp4KSst75UQ> acesso em 3, mar. 2021.

Que tal criar suas fichas e compor e decompor números? Vai aí abaixo um modelo, e você pode colorir cada classe de uma cor para te ajudar.

• Componha usando as fichas os seguintes números:

a) 4000 + 300 + 20 + 1 =
b) 2000 + 700 + 30 + 5 =
c) 9000 + 100 + 10 + 2 =

• Decomponha usando as fichas os seguintes números:

a) 3853 =
b) 8287 =
c) 1966=

Habilidade estruturante (EF04MA01-B) Compor e decompor números naturais até a ordem de dezenas de milhar, observando regularidades do sistema de numeração decimal, utilizando materiais concretos e/ou jogos matemáticos úteis para criar contextos de leitura, escrita e comparação de quantidades.