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Matemática – Sistema de numeração decimal: O valor depende da localização.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 02 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje, quero lembrar você, que o número é uma unidade básica da matemática. Eles são usados para contar, medir e comparar quantidades. Um sistema numérico é um conjunto de símbolos, ou numerais, usados para representar os números. O sistema mais comum utiliza dez símbolos chamados dígitos, ou algarismos — 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 —, e combinações deles.

Temática – Sistema de numeração decimal: O valor depende da localização. Disponível em: <https://pixabay.com>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Sistema de numeração decimal: O valor depende da localização.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |MATEMÁTICA| PROF.ª: JUSSARA

O valor depende da localização

No sistema decimal, a posição ocupada pelo numeral, irá determinar seu valor. Para esta posição, damos o nome de ordem ou casa. Existe a ordem das unidades, das dezenas, das centenas, e assim por diante. O sistema de números mais comum hoje é o sistema decimal, ou de base dez. Ele tem 10 dígitos (de 0 a 9), que podem ser juntados para escrever qualquer número.

Você sabia que… O sistema decimal foi inventado na Índia antiga. Mais tarde, os árabes o aprimoraram. Por esse motivo, os dígitos de 0 a 9 são chamados de algarismos indo-arábicos (ou apenas arábicos). Agora acompanhe comigo a decomposição de alguns números:

153=

1 Centena simples  +   5 Dezenas simples    +  3 Unidades simples

(1× 100)          +           (5 × 10)             +               (3 × 1).

No número 153, o 1 está na ordem das centenas, o 5 está na ordem das dezenas e o 3 está na ordem das unidades. Escrito de outra maneira, o número 153 representa (1× 100) + (5 × 10) + (3 × 1).

Quando o número tiver mais de três ordens, ele já irá entrar na classe dos milhares. Veja agora, a decomposição do número 1972:

1.972=

1 Unidade de milhar     +        9 Centenas simples     +     7 Dezenas simples    +   2 Unidades simples

( 1 X 1.000)        +              ( 9 X 100 )            +            ( 7 X 10 )          +            ( 2 X 1 )

Observe comigo, o valor do algarismo 3 em cada um dos números a seguir:

321= 300

513= 3

835= 30

Percebeu que o valor do número depende da localização, do lugar, da posição? Beleza amore

1 centena de milhar, corresponde a 10 dezenas de milhar.

Centenas de milhar    Dezenas de milhar     Unidades de milhar    Centenas     Dezenas     Unidades     
( CM )                        ( DM )                         ( UM )                   ( C )         ( D )           ( U )
        1                               0                                0                         0               0                0 

Lemos o número 100 000 assim: cem mil

Observe as imagens e as perguntas aqui comigo:

Quantas ovelhas há no rebanho?

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Quantos grãos foram colhidos?

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Quantas luas se passaram?

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Foi justamente para responder perguntas como essas, que criou-se uma maneira de registrar as quantidades. Os símbolos utilizados para representar números no Sistema de Numeração Decimal, nem sempre foram representados como na atualidade. Veja a evolução ao longo do tempo:

Fonte: Britannica Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/n%C3%BAmero/482076#toc-294812>. Acesso em 20 de Março de 2021.

De acordo com o autor José Ruy Giovanni Jr, no Sistema de Numeração Decimal, utilizamos agrupamentos de 10 para realizar contagens e, assim compreendemos que o sistema também é posicional, que chamamos de ordem e elas são consideradas da direita para a esquerda.

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Cada grupo de 3 ordens, forma uma classe, começando sempre pela direita.

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Acompanhe comigo, como fica a decomposição do número 829.619 no Quadro Valor de Lugar, o QVL:

Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.

Percebeu como a divisão em classes facilita a leitura e a escrita do número por extenso.

Relembrando a aula –  Bem moçada, nesta aula de matemática, hoje nós aprendemos um pouquinho mais sobre o Sistema de numeração Decimal. Vimos um pouco da historicidade, de quando tudo começou a ser registrado.

Atividade

Questão 1 – Em cada ficha está escrito um número natural. Observe e escreva no seu caderno por extenso o número que aparece na ficha:

A- 50005              B- 50050             C-50500               D-55000

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante: 
(EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
(EF05MA01-D) Compor e decompor números naturais até 100.000, utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva.
Referências:Número. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/número/482076/recursos/253267>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021.
Britannica Escola. Números. Disponivel em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/matem%C3%A1tica/481856>. Acesso em: 24 de Fevereiro de 2021
Número. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/número/482076/recursos/135134>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021.
Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018