You are currently viewing Matemática – Sistema de equações do 1º grau

Matemática – Sistema de equações do 1º grau

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Estudamos que a linguagem algébrica é muito usada na resolução de problemas. Podemos usar equações e sistemas de equações para resolver diversas situações.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 9º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Sistema de Equaçõ”. Disponível em: <https://youtu.be/bzELPqrh260>. Acesso em: 28 Abr. 2022.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAE9rDXVmK0/HbS7Ce7iHXCcQWi1TFVLRg/view?utm_content=DAE9rDXVmK0&utm_campaign=share_your_design&utm_medium=link&utm_source=shareyourdesignpanel> Acesso em 12, Abril 22.

Questão 1

Pedro foi na farmácia e comprou três caixas de um medicamento e um xarope de R$ 26,00. Usando uma equação de 1º grau, calcule o valor de cada caixa do medicamento sabendo que ao todo ele gastou R$ 182,00.

Questão 2

Dois amigos saíram para comer cachorro-quente. Um deles comeu um cachorro-quente  e tomou um refrigerante gastando R$15,00. O outro consumiu um cachorro-quente e dois refrigerantes gastando R$20,00. Calcule o valor de cada cachorro-quente e de cada suco usando um sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas.

Questão 3

Renan e Karen têm juntos R$ 62 reais. Calcule quanto cada um deles tem, sabendo que Karen tem 18 reais a mais do que Renan. De acordo com essas informações responda:

1. Resolva usando um sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas.
  2. Faça a representação gráfica desse sistema no plano cartesiano.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-9o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF08MA06-A) Reconhecer e compreender uma expressão algébrica, destacando dentre elas os monômios e polinômios, bem como os seus elementos como coeficientes e partes literais.
(EF08MA06-B) Identificar monômios e polinômios (binômio, trinômio, entre outros) com os seus respectivos graus, coeficientes e partes literais.
(EF08MA06-C) Reconhecer e aplicar os produtos e quocientes notáveis para desenvolver as operações envolvendo monômios e polinômios, como adição, subtração, multiplicação e divisão exata entre monômios e polinômios.
(EF08MA06-D) Associar os polinômios aos modelos geométricos de figuras planas, cálculo de perímetros e áreas, aos modelos de sólidos geométricos, cálculo de áreas da base e áreas laterais em planificações, cálculo de volumes, bem como os modelos que surgem em diversas situações do cotidiano. Exemplo: o valor a se pagar numa corrida de táxi, os valores de receita, custo e lucro de uma empresa dependendo da quantidade de produtos comercializados.
(EF08MA06-E) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações, em contextos significativos.
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 9°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.