You are currently viewing Matemática – Revendo unidades de medidas

Matemática – Revendo unidades de medidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

AS UNIDADES DE MEDIDA SÃO PADRÕES ESTABELECIDOS PARA MEDIR DIFERENTES TIPOS DE GRANDEZAS, TAIS COMO COMPRIMENTO, CAPACIDADE, MASSA, TEMPO E VOLUME.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


Disponível em: https://cutt.ly/IVc7MFJ, acesso em, 18 set. 22.

Questão 1

 QUANDO UTILIZAMOS PARTE DO CORPO PARA REALIZARMOS MEDIAÇÕES, OBTEMOS RESULTADOS APROXIMADOS E MEDIDAS DIFERENTES DE OUTRAS PESSOAS. POR ESSA RAZÃO HOUVE A NECESSIDADE DE SE CRIAR MEDIDAS PADRÕES, DENTRE ELAS O CENTÍMETRO (CM).  UM DOS OBJETOS QUE UTILIZAMOS PARA REALIZAR MEDIDAS EM CENTÍMETROS É A RÉGUA.

OBSERVE COMO PODEMOS MEDIR UMA CANETA UTILIZANDO A RÉGUA. COMEÇAMOS A MEDIR A PARTIR DO ZERO ATÉ O NUMERAL QUE CORRESPONDE À MEDIDA DO COMPRIMENTO DA CANETA.

Adaptado de: https://cutt.ly/2Vc5mzz acesso em 18, set. 22.

A) DE ACORDO COM A IMAGEM, QUAL A MEDIDA DA CANETA?

B) AGORA, UTILIZE UMA RÉGUA, MEÇA O COMPRIMENTO, EM CENTÍMETROS DA IMAGEM ABAIXO:

Disponível em: https://cutt.ly/EVpGyBP,  acesso em 14, set.22.

C) AGORA, EM SUA CASA, MEÇA COM UMA RÉGUA OS OBJETOS:

  • COLHER
  • CHAVE
  • ESCOVA DE DENTE

Questão 2

VEJA ABAIXO A LISTA DE INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE:

Disponível em: https://cutt.ly/gVc65Ac, acesso em 16, set. 22.
  • PARA MEDIR A QUANTIDADE DE AÇÚCAR DA RECEITA QUAL INSTRUMENTO PODE SER USADO?
  • SABENDO QUE 1 KG POSSUI 1000 G, QUANTOS BOLOS COMO ESTE DÁ PRA SER FEITO COM 1 KG DE FARINHA DE TRIGO?
  • PARA A RECEITA, SERÁ NECESSÁRIO MAIS OU MENOS DE 1 L DE ÓLEO?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

Conheça um pouco mais sobre o “Avestruz” uma ave cheia de características próprias e muito interessantes.

Canal Lucyana Oliveira. Curiosidades sobre o avestruz. Disponível em: CURIOSIDADES SOBRE O AVESTRUZ – YouTube
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
(EF03MA20-A) Estimar e medir medidas de capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, presentes em textos cotidianos, tais como: embalagens, bulas de remédios, entre outros.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.