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Matemática – Relembrando adição e subtração

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.


A ADIÇÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA BÁSICA EM QUE COMBINAMOS OU JUNTAMOS QUANTIDADES. É COMO QUANDO VOCÊ ESTÁ BRINCANDO COM SEUS BRINQUEDOS E DECIDE ADICIONAR MAIS ALGUNS À SUA COLEÇÃO. VAMOS VER UM EXEMPLO SIMPLES:

IMAGINE QUE VOCÊ TEM 2 LÁPIS E SUA AMIGA DÁ MAIS 3 LÁPIS PARA VOCÊ. PARA DESCOBRIR QUANTOS LÁPIS VOCÊ TEM AGORA, VOCÊ PRECISA ADICIONAR OS LÁPIS QUE VOCÊ JÁ TINHA COM OS QUE SUA AMIGA DEU. 

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ENTÃO, VOCÊ TEM 2 LÁPIS + 3 LÁPIS = 5 LÁPIS NO TOTAL.

A SUBTRAÇÃO É O OPOSTO DA ADIÇÃO. EM VEZ DE JUNTAR QUANTIDADES, NÓS TIRAMOS OU REMOVEMOS QUANTIDADES. POR EXEMPLO:

SUPONHA QUE VOCÊ TEM 7 BALÕES, MAS DECIDE DAR 3 DELES PARA SEU IRMÃO. PARA DESCOBRIR QUANTOS BALÕES VOCÊ TEM AGORA, VOCÊ PRECISA SUBTRAIR OS BALÕES QUE VOCÊ DEU DO TOTAL QUE VOCÊ TINHA. 

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ENTÃO, 7 BALÕES – 3 BALÕES = 4 BALÕES.

COMO USAMOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO:

ESSES CONCEITOS SÃO USADOS EM MUITAS SITUAÇÕES DA VIDA REAL. POR EXEMPLO, QUANDO VOCÊ ESTÁ CONTANDO SEUS BRINQUEDOS, SOMANDO O DINHEIRO QUE TEM EM SUA CARTEIRA, COMPARTILHANDO DOCES COM SEUS AMIGOS OU ATÉ MESMO AJUDANDO A SUA MÃE NA COZINHA A CALCULAR QUANTOS OVOS FALTAM PARA FAZER UM BOLO.


QUESTÃO 1

OBSERVE ESSA FEIRA QUE FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA:

Disponível em: https://cutt.ly/O0znWRa acesso 13, abr. 22.

GRAZI TEM 20 REAIS NA CARTEIRA E QUER COMPRAR DOIS ORIGAMIS, UMA SALADA DE FRUTAS E UMA ÁGUA. EXPLIQUE SE O DINHEIRO DELA É SUFICIENTE E O POR QUÊ

QUESTÃO 2

Disponível em: https://cutt.ly/W0zmtbS acesso 13, abr. 22.

NICOLE TEM 5 GIBIS E JORGE TEM 4 GIBIS. FAÇA O CÁLCULO PARA DESCOBRIR QUANTOS GIBIS OS DOIS TÊM JUNTOS

QUESTÃO 3

Disponível em: https://cutt.ly/E0zmkDa acesso 13, abr. 22.

ALBERTO TINHA 6 BALÕES E DEU 2 DELES PARA SUA PRIMA. DEPOIS DISSO ALBERTO FICOU COM
A) 8 BALÕES
B) 6 BALÕES
C) 2 BALÕES
D) 4 BALÕES

QUESTÃO 4

NAIARA QUER COMPRAR UM SORVETE QUE CUSTA 5 REAIS. A MÃE DE NAIARA DEU UMA NOTA DE 10 REAIS PARA NAIARA PAGAR O SORVETE. O TROCO QUE FICOU PARA NAIARA FOI
A) 5 REAIS
B) 10 REAIS
C) 15 REAIS
D) 2 REAIS


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF01MA04-B) Contar objetos até 100 unidades, percebendo a ordem crescente e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos.
(EF01MA04-C) Construir a noção de número, por meio de contagem de quantidade de objetos e materiais manipuláveis: fitas métricas, quadros de números, calendários, álbuns de figurinhas, jogos locais ou tradicionais da infância, como boliche, brincadeiras de perseguição ou jogos de arremesso registrando pontuações comparadas e organizadas em listas e tabelas.
(EF02MA04-A) Identificar diferentes formas de decompor um número por adições, utilizando materiais manipuláveis, como fichas numéricas ou jogos e/ou sistema monetário representando uma quantia com cédulas diversas. Exemplo: 234 pode ser decomposto em 230 + 4, 200 + 30 +4 ou 220 + 14; representar 150 reais usando apenas cédulas de real.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.BURITI MAIS MATEMÁTICA, 2º ano, Editora Moderna, 2021.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.