Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
A ADIÇÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA BÁSICA EM QUE COMBINAMOS OU JUNTAMOS QUANTIDADES. É COMO QUANDO VOCÊ ESTÁ BRINCANDO COM SEUS BRINQUEDOS E DECIDE ADICIONAR MAIS ALGUNS À SUA COLEÇÃO. VAMOS VER UM EXEMPLO SIMPLES:
IMAGINE QUE VOCÊ TEM 2 LÁPIS E SUA AMIGA DÁ MAIS 3 LÁPIS PARA VOCÊ. PARA DESCOBRIR QUANTOS LÁPIS VOCÊ TEM AGORA, VOCÊ PRECISA ADICIONAR OS LÁPIS QUE VOCÊ JÁ TINHA COM OS QUE SUA AMIGA DEU.
ENTÃO, VOCÊ TEM 2 LÁPIS + 3 LÁPIS = 5 LÁPIS NO TOTAL.
A SUBTRAÇÃO É O OPOSTO DA ADIÇÃO. EM VEZ DE JUNTAR QUANTIDADES, NÓS TIRAMOS OU REMOVEMOS QUANTIDADES. POR EXEMPLO:
SUPONHA QUE VOCÊ TEM 7 BALÕES, MAS DECIDE DAR 3 DELES PARA SEU IRMÃO. PARA DESCOBRIR QUANTOS BALÕES VOCÊ TEM AGORA, VOCÊ PRECISA SUBTRAIR OS BALÕES QUE VOCÊ DEU DO TOTAL QUE VOCÊ TINHA.
ENTÃO, 7 BALÕES – 3 BALÕES = 4 BALÕES.
COMO USAMOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO:
ESSES CONCEITOS SÃO USADOS EM MUITAS SITUAÇÕES DA VIDA REAL. POR EXEMPLO, QUANDO VOCÊ ESTÁ CONTANDO SEUS BRINQUEDOS, SOMANDO O DINHEIRO QUE TEM EM SUA CARTEIRA, COMPARTILHANDO DOCES COM SEUS AMIGOS OU ATÉ MESMO AJUDANDO A SUA MÃE NA COZINHA A CALCULAR QUANTOS OVOS FALTAM PARA FAZER UM BOLO.
QUESTÃO 1
OBSERVE ESSA FEIRA QUE FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA:
GRAZI TEM 20 REAIS NA CARTEIRA E QUER COMPRAR DOIS ORIGAMIS, UMA SALADA DE FRUTAS E UMA ÁGUA. EXPLIQUE SE O DINHEIRO DELA É SUFICIENTE E O POR QUÊ
QUESTÃO 2
NICOLE TEM 5 GIBIS E JORGE TEM 4 GIBIS. FAÇA O CÁLCULO PARA DESCOBRIR QUANTOS GIBIS OS DOIS TÊM JUNTOS
QUESTÃO 3
ALBERTO TINHA 6 BALÕES E DEU 2 DELES PARA SUA PRIMA. DEPOIS DISSO ALBERTO FICOU COM
A) 8 BALÕES
B) 6 BALÕES
C) 2 BALÕES
D) 4 BALÕES
QUESTÃO 4
NAIARA QUER COMPRAR UM SORVETE QUE CUSTA 5 REAIS. A MÃE DE NAIARA DEU UMA NOTA DE 10 REAIS PARA NAIARA PAGAR O SORVETE. O TROCO QUE FICOU PARA NAIARA FOI
A) 5 REAIS
B) 10 REAIS
C) 15 REAIS
D) 2 REAIS
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF01MA04-B) Contar objetos até 100 unidades, percebendo a ordem crescente e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos. (EF01MA04-C) Construir a noção de número, por meio de contagem de quantidade de objetos e materiais manipuláveis: fitas métricas, quadros de números, calendários, álbuns de figurinhas, jogos locais ou tradicionais da infância, como boliche, brincadeiras de perseguição ou jogos de arremesso registrando pontuações comparadas e organizadas em listas e tabelas. (EF02MA04-A) Identificar diferentes formas de decompor um número por adições, utilizando materiais manipuláveis, como fichas numéricas ou jogos e/ou sistema monetário representando uma quantia com cédulas diversas. Exemplo: 234 pode ser decomposto em 230 + 4, 200 + 30 +4 ou 220 + 14; representar 150 reais usando apenas cédulas de real. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.BURITI MAIS MATEMÁTICA, 2º ano, Editora Moderna, 2021.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |