You are currently viewing Matemática – Resolvendo problemas: multiplicação e divisão

Matemática – Resolvendo problemas: multiplicação e divisão

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.  D 20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão

A multiplicação é uma operação que nos ajuda a somar grupos iguais de números. Quando você precisa encontrar o resultado de uma multiplicação, você está descobrindo quantas vezes um número (chamado de multiplicador) cabe em outro número (chamado de multiplicando).

Por exemplo: Se tivermos 3 caixas, cada uma com 4 bolas, para encontrar o total de bolas, podemos fazer 3 x 4 = 12. Portanto, há 12 bolas no total.

Imagem criada no Canva

A divisão é a operação oposta da multiplicação. Ela nos ajuda a compartilhar um número em grupos iguais. Quando você precisa resolver um problema de divisão, está dividindo um número em partes iguais.

Por exemplo: Se tivermos 15 maçãs e quisermos colocá-las igualmente em 3 cestas, podemos fazer 15 ÷ 3 = 5. Assim, cada cesta terá 5 maçãs.

Imagem criada no Canva

Passos para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão:

Leia o problema com atenção: Antes de fazer qualquer coisa, leia o problema cuidadosamente para entender completamente o que está sendo perguntado.

Identifique as informações importantes, as quantidades envolvidas e o que você precisa encontrar.

Identifique as operações: Determine se o problema requer multiplicação ou divisão. Às vezes, a pergunta pode indicar diretamente qual operação usar.

Escreva uma expressão matemática: Use símbolos matemáticos para representar o problema. Se você está multiplicando, use o símbolo “×”. Se você está dividindo, use o símbolo “÷”. Escrever a expressão matemática ajuda a visualizar o que você está tentando resolver.

Resolva a expressão: Realize a operação indicada na expressão matemática. Lembre-se das propriedades dos números e das regras das operações.

Verifique sua resposta: Após encontrar sua resposta, leia novamente o problema para garantir que sua resposta faça sentido no contexto da situação.

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: YouTube, Canal: Portal Conexão Escola – Videoaula 5 – Matemática – D18 e D20 – Multiplicação e divisão – 5º Ano

Questão 1

Um fazendeiro colheu 750 maçãs e quer distribuí-las igualmente entre 25 cestas. Quantas maçãs ele colocará em cada cesta?
a) 50
b) 75
c) 25
d) 30

Questão 2

Uma fábrica produz 480 brinquedos por dia. Se eles trabalham 5 dias por semana, quantos brinquedos eles produzem em um mês?
a) 2.400
b) 9.600
c) 4.800
d) 1.440

Questão 3

Malú comprou 5 pacotes de canetas. Cada pacote continha 24 canetas. Ela deu 3 pacotes para sua irmã. Quantas canetas Malú tem agora?

Questão 4

Um fazendeiro plantou 450 árvores em seu campo. Ele quer distribuir essas árvores igualmente em 9 fileiras. Quantas árvores haverá em cada fileira?

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritoresD 18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
Habilidades(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. (EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais. (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.