You are currently viewing Matemática – Resolvendo problemas: adição e subtração

Matemática – Resolvendo problemas: adição e subtração

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D 17- Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D 19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Imagem criada no Canva

Resolução de problemas envolvendo adição e subtração

Problemas de adição e subtração são situações que precisamos resolver usando operações matemáticas. Eles aparecem em nosso dia a dia em várias formas, como em compras no supermercado, ao dividir brinquedos com os amigos, ou ao calcular o tempo que levamos para chegar a algum lugar.

Ao resolver problemas, é importante identificar as informações essenciais. Isso inclui os números envolvidos, a operação que devemos usar (adição ou subtração) e o que estamos tentando descobrir.

Como resolver problemas com adição e subtração?

Leitura atenta do problema: O primeiro passo para resolver problemas é entender o que está sendo perguntado. Leia o problema cuidadosamente, mais de uma vez, se necessário.

Identifique as informações importantes: Descubra quais números estão envolvidos no problema. Isso pode incluir valores, quantidades de objetos, distâncias, etc.

Escolha a operação: Determine se o problema requer adição (+) ou subtração (-) para encontrar a resposta. Às vezes, você pode precisar usar ambas as operações em um problema mais complexo.

Resolva a operação: Realize os cálculos necessários usando a operação escolhida. Lembre-se de verificar se está somando ou subtraindo os números corretamente.

Responda a pergunta: Volte à pergunta original e forneça a resposta de forma clara. Certifique-se de que sua resposta faça sentido no contexto do problema.

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: Youtube Canal: Portal Conexão Escola -Videoaula 4 – Matemática – D17 e D19 – Resolvendo problemas – 5º Ano

Questão 1

João tinha R$ 120. Ele gastou R$ 45 em uma camiseta e R$ 30 em um jogo de videogame. Quanto dinheiro João tem agora?

a) R$ 75
b) R$ 45
c) R$ 95
d) R$ 195

Questão 2

Ana foi ao mercado e comprou alguns itens. Aqui estão os preços dos produtos que ela comprou:

Leite: R$ 3,50

Pão: R$ 2,00

Maçãs: R$ 4,50

Suco de Laranja: R$ 5,20

Marque a opção que mostra quanto Ana gastou no total:

a) R$ 10,00

b) R$ 14,20

c) R$ 15,20

d) R$ 14,50

Questão 3

Fabrício economizou R$ 250 para comprar uma bicicleta. Quando foi à loja, descobriu que a bicicleta estava em promoção e custava apenas R$ 180. Quanto dinheiro sobrou com Fabrício?

Questão 4

Imagine que você tem uma coleção de cartões de beisebol. Você tem 12 cartões de beisebol de um jogador e 8 cartões de outro jogador. Quantos cartões de beisebol você tem no total? Descreva como você resolveria esse problema passo a passo, incluindo a operação de adição e o resultado final.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritoresD 17- Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
Habilidades(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.