You are currently viewing MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DOIS ALGORÍTIMOS

MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DOIS ALGORÍTIMOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO SÃO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS QUE NOS AJUDAM A SOMAR COISAS E SUBTRAIR COISAS DE QUANTIDADES.

VAMOS APRENDER COMO RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.

ADIÇÃO – JUNTANDO COISAS: A ADIÇÃO É USADA QUANDO QUEREMOS JUNTAR OU SOMAR QUANTIDADES. 

SUBTRAÇÃO – TIRANDO COISAS: A SUBTRAÇÃO É USADA QUANDO QUEREMOS TIRAR OU SUBTRAIR ALGO DE UMA QUANTIDADE. 


HOJE FAREMOS ALGUNS PROBLEMAS JUNTOS USANDO NOSSOS MATERIAIS CONCRETOS QUE A PROFESSORA DISPONIBILIZOU.

A PROFESSORA MOSTRARÁ NO QUADRO COMO DEVEMOS MONTAR AS OPERAÇÕES. VAMOS LÁ? 


QUESTÃO 1

EM UM CESTO HAVIA 13 BOLAS DE VOLEY E 24 DE BASQUETE. QUANTAS BOLAS HAVIA NO CESTO?

QUESTÃO 2

NA QUADRA DE ESPORTES DA NOSSA ESCOLA, 15 CRIANÇAS ESTAVAM JOGANDO BOLA. ENTRARAM MAIS 12 CRIANÇAS PARA O JOGO. QUANTAS CRIANÇAS FICARAM AO TODO? 

QUESTÃO 3

JAIME FOI AO SUPERMERCADO E COMPROU 1 DEZENA DE LARANJAS E 1 DÚZIA DE GOIABAS. QUANTAS FRUTAS JAIME COMPROU AO TODO?

QUESTÃO 4

ARTHUR COMPROU FLORES PARA SUA AVÓ. AS FLORES CUSTARAM R$25,00. ELE PAGOU COM UMA CÉDULA DE R$50,00. QUANTO ARTHUR RECEBEU DE TROCO?

QUESTÃO 5

DANTE CONVIDOU 21 AMIGUINHOS DE CLASSE PARA SEU ANIVERSÁRIO. MAS, SÓ FORAM 18. QUANTOS FALTARAM?

QUESTÃO 6

QUE TAL RESOLVERMOS JUNTOS OS OUTROS PROBLEMAS DO LIVRO?

FURNARI, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.


ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


COMPONENTE CURRICULAR:MATEMÁTICA
HABILIDADES:(EF01MA08-B) RESOLVER PROBLEMAS, COLETIVAMENTE, DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ DOIS ALGARISMOS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR E RETIRAR, COM O SUPORTE DE IMAGENS E/OU MATERIAL MANIPULÁVEL, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS E FORMAS DE REGISTRO PESSOAIS: PRÓPRIAS PALAVRAS E COM SÍMBOLOS PESSOAIS, COMO MATERIAIS, CORPO, DESENHO.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
FURNARI, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA