You are currently viewing Matemática – Resolução de Problemas

Matemática – Resolução de Problemas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Resolução de problemas

Vocês já sabem que a multiplicação é uma forma rápida de adicionar números iguais. Por exemplo, se tivermos 3 caixas de lápis, cada uma com 4 lápis dentro, podemos descobrir quantos lápis temos no total multiplicando 3 por 4. Isso nos dá 12 lápis no total!

3 x 4 = 12

Mas vamos além! Vamos imaginar que vocês têm uma plantação de morangos, e cada linha tem 6 morangos. Se há 4 dessas linhas, quantos morangos vocês têm ao todo? Sim, podemos multiplicar 6 por 4 para encontrar a resposta: 24 morangos!

6 x 4 = 24

Agora, vamos para a divisão. Vocês sabem que é uma maneira de compartilhar quantidades igualmente. Se vocês têm 20 biscoitos e querem dividir igualmente entre 5 amigos, podem usar a divisão! Dividam 20 por 5 e descobrirão que cada amigo receberá 4 biscoitos.

20 ÷ 5 = 4

E o que dizer dos números racionais? São aqueles que podem ser escritos na forma fracionária ou decimal. Por exemplo, 0,5 é um número racional. Se multiplicarmos 0,5 por 10, obteremos 5, certo?

0,5 x 10 = 5

Agora, vamos falar sobre estratégias para resolver esses problemas de forma rápida e eficiente. Podemos usar o cálculo por estimativa, onde arredondamos os números para facilitar os cálculos. Ou então, podemos usar o cálculo mental, onde fazemos os cálculos sem papel e lápis.

E não podemos esquecer dos algoritmos! São aqueles passos específicos que seguimos para resolver um problema. Para a multiplicação, usamos o método tradicional de multiplicação em colunas. E para a divisão, usamos o método da chave.

Questão 1

Francisco tinha 3 cédulas de 100 reais e 4 cédulas de 20 reais. Ele gastou 50 reais. A seguinte expressão é a que melhor representa o dinheiro que Francisco ainda tem

(A) (3 x 100 + 4 x 20) – 50.
(B) (3 x 100 + 4 x 20) – (50 + 1).
(C) 3 + 100 + 4 + 20 – (50 + 1 ).
(D) 3 x (100 + 20) – 50.

Questão 2

Alguns alunos foram visitar uma área de proteção à tartarugas marinhas. Para fazer a visita com o guia, foram formados grupos de 6 alunos. Havia 3 guias e cada um orientou a visita de 5 grupos. No total, a visita contou com

(A) 15 alunos.
(B) 50 alunos.
(C) 70 alunos.
(D) 90 alunos.

Questão 3

Em uma fábrica de tijolos, duas máquinas produzem 352 tijolos por hora. Calcule quantos tijolos serão produzidos por quatro máquinas iguais a essas em 6 horas de produção

Questão 4

Em uma fazenda, cinco trabalhadores colhem maçãs em uma média de 168 maçãs por hora. Calcule quantas maçãs terão colhido no total, se eles continuarem colhendo nessa média por 4 horas

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.