You are currently viewing MATEMÁTICA – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

MATEMÁTICA – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM PROBLEMA MATEMÁTICO É UM ENIGMA, CHARADA ACERCA DE UMA CERTA QUESTÃO MATEMÁTICA QUE SE DEVE DESCOBRIR. 

PARA RESOLVER UM PROBLEMA DEVEMOS SEGUIR CERTOS PASSOS QUE PERMITAM CHEGAR À RESPOSTA E QUE SIRVAM COMO DEMONSTRAÇÃO DO RACIOCÍNIO.

A FACILIDADE DE INTERPRETAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À LEITURA. 

SE VOCÊ AINDA NÃO LÊ CONVENCIONALMENTE PRECISARÁ DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE QUE VOCÊ. 

ELE LERÁ O PROBLEMA E VOCÊ TERÁ UMA FACILIDADE MAIOR EM COMPREENDÊ-LO. 

A LEITURA, É MUITO IMPORTANTE NO ESTUDO DA MATEMÁTICA. INTERPRETAR E ENTENDER UM PROBLEMA MATEMÁTICO FAZ PARTE DA SUA RESOLUÇÃO.


VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA?

Canal: https://youtu.be/fT40WpKN460

QUESTÃO 1

VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS. FAÇA DESENHOS PARA ENCONTRAR AS RESPOSTAS.

PROBLEMA 1 – 

GANHEI UMA CAIXA COM 12 RODAS DE SKATE. QUANTOS SKATES PODEREI FORMAR?

PROBLEMA 2 – 

NUMA FAZENDA TINHA 6 VACAS E 3 BOIS. QUANTOS ANIMAIS HAVIAM NA FAZENDA?

PROBLEMA 3 – 

PEDRO TEM 10 CARRINHOS E LUCAS 8. QUANTOS CARRINHOS PEDRO TEM A MAIS QUE LUCAS?

PROBLEMA 4 – 

ANA COMPROU UMA BONECA POR 9 REAIS E UMA BOLA POR 6. QUANTOS REAIS ANA GASTOU?

PROBLEMA 5 – 

MARIANA TEM 2 BORRACHAS. GANHOU MAIS 3. COM QUANTAS BORRACHAS MARIANA FICOU?

PROBLEMA 6 – 

ADRIANO TEM 4 PIPAS E SAMUEL TEM 2. QUANTAS PIPAS OS DOIS TÊM JUNTOS?


QUESTÃO 2

VAMOS JOGAR?

Fonte: https://wordwall.net/pt/resource/38265088

Autoria:Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF01MA08-A) Identificar e reconhecer problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. 
(EF01MA08-B) Resolver problemas, coletivamente, de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais: próprias palavras e com símbolos pessoais, como materiais, corpo, desenho. 
(EF01MA08-C) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais, sem a obrigatoriedade da notação formal.
Referências:Referências:
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE – canva.com