ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UM PROBLEMA MATEMÁTICO É UM ENIGMA, CHARADA ACERCA DE UMA CERTA QUESTÃO MATEMÁTICA QUE SE DEVE DESCOBRIR.
PARA RESOLVER UM PROBLEMA DEVEMOS SEGUIR CERTOS PASSOS QUE PERMITAM CHEGAR À RESPOSTA E QUE SIRVAM COMO DEMONSTRAÇÃO DO RACIOCÍNIO.
A FACILIDADE DE INTERPRETAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À LEITURA.
SE VOCÊ AINDA NÃO LÊ CONVENCIONALMENTE PRECISARÁ DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE QUE VOCÊ.
ELE LERÁ O PROBLEMA E VOCÊ TERÁ UMA FACILIDADE MAIOR EM COMPREENDÊ-LO.
A LEITURA, É MUITO IMPORTANTE NO ESTUDO DA MATEMÁTICA. INTERPRETAR E ENTENDER UM PROBLEMA MATEMÁTICO FAZ PARTE DA SUA RESOLUÇÃO.
VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA?
QUESTÃO 1
VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS. FAÇA DESENHOS PARA ENCONTRAR AS RESPOSTAS.
PROBLEMA 1 –
GANHEI UMA CAIXA COM 12 RODAS DE SKATE. QUANTOS SKATES PODEREI FORMAR?
PROBLEMA 2 –
NUMA FAZENDA TINHA 6 VACAS E 3 BOIS. QUANTOS ANIMAIS HAVIAM NA FAZENDA?
PROBLEMA 3 –
PEDRO TEM 10 CARRINHOS E LUCAS 8. QUANTOS CARRINHOS PEDRO TEM A MAIS QUE LUCAS?
PROBLEMA 4 –
ANA COMPROU UMA BONECA POR 9 REAIS E UMA BOLA POR 6. QUANTOS REAIS ANA GASTOU?
PROBLEMA 5 –
MARIANA TEM 2 BORRACHAS. GANHOU MAIS 3. COM QUANTAS BORRACHAS MARIANA FICOU?
PROBLEMA 6 –
ADRIANO TEM 4 PIPAS E SAMUEL TEM 2. QUANTAS PIPAS OS DOIS TÊM JUNTOS?
QUESTÃO 2
VAMOS JOGAR?
Autoria: | Maria da Luz Santos Ramos |
Formação: | Professora Pedagoga, Doutora em Educação |
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF01MA08-A) Identificar e reconhecer problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. (EF01MA08-B) Resolver problemas, coletivamente, de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais: próprias palavras e com símbolos pessoais, como materiais, corpo, desenho. (EF01MA08-C) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais, sem a obrigatoriedade da notação formal. |
Referências: | Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. IMAGENS RETIRADAS DO SITE – canva.com |