You are currently viewing Matemática – Representações decimal e fracionária da porcentagem

Matemática – Representações decimal e fracionária da porcentagem

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Representações decimal e fracionária da porcentagem

O que são porcentagens?

Uma porcentagem é simplesmente uma maneira de expressar uma parte de um todo em termos de 100 partes iguais. Por exemplo, se temos 50% de uma pizza, isso significa que temos metade da pizza, já que metade equivale a 50 de 100 partes.

Imagem criada no Canva

Associando porcentagens a frações comuns

Agora, vamos associar algumas porcentagens comuns a frações que vocês já conhecem:

10% é equivalente a 1/10, ou seja, a décima parte de algo.

25% é igual a 1/4, ou seja, a quarta parte de algo.

50% é igual a 1/2, ou seja, a metade de algo.

75% é igual a 3/4, ou seja, três quartos de algo.

100% é igual a 1 inteiro, representando o todo.

Como calcular porcentagens?

Agora que sabemos como associar as porcentagens a frações comuns, vamos aprender a calcular porcentagens em diferentes situações. Vocês podem usar estratégias pessoais, como dividir o número por 10 e depois multiplicar por quantidades específicas, usar o cálculo mental ou até mesmo uma calculadora para ajudar.

Por exemplo, se temos uma caixa com 20 bolinhas de gude e queremos saber quanto representa 25% desse total, podemos calcular mentalmente que 25% é a quarta parte, então 1/4 de 20 é igual a 5 bolinhas de gude.

Arquivo pessoal

Além de entender como calcular porcentagens, é importante saber como aplicá-las na vida real. Por exemplo, em situações de educação financeira, como calcular descontos em compras ou calcular a porcentagem de economia em uma venda.

Questão 1

Você tem uma coleção de 40 figurinhas e quer separar 20% delas para trocar com um amigo. Você vai separar

(A) 8 figurinhas
(B) 10 figurinhas