You are currently viewing Matemática – Relações Inversas

Matemática – Relações Inversas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

A relação inversa desfaz o que foi feito por outra operação. Aprendemos algumas relações inversas na matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão.

Vamos responder algumas questões?

 Disponível em: https://cutt.ly/EZKi2rk acesso em 16,  jun. 2022.

Assista a videoaula abaixo:

Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – Usando relações inversas na resolução de problemas.

Questão 01

Usando a relação inversa, resolva o seguinte problema:

Lucas está começando a colecionar bolinhas de gude. Ele acabou de participar de um jogo e ganhou 13 bolinhas para sua coleção. Agora ele tem 24 bolinhas. Quantas ele tinha antes do jogo?

Questão 02

Usando a relação inversa, resolva o seguinte problema:

Bia foi ao mercado comprar leite condensado para fazer brigadeiro. Ela comprou 4 latas e gastou R$ 12,00. Quanto custou cada lata de leite condensado?

Questão 03

Usando a relação inversa, resolva o seguinte problema:

O professor dividiu sua turma em 10 grupos de 4 alunos para as apresentações da feira de ciências. Quantos alunos há nessa turma?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidade(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador.
(EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA13-A) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando estratégias próprias e/ou a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.