You are currently viewing Matemática – Relações entre as operações matemáticas

Matemática – Relações entre as operações matemáticas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Relações entre as operações matemáticas

A composição e decomposição de números com seis dígitos segue os mesmos princípios daqueles com dois, três ou quatro dígitos, mas envolve mais valores numéricos. Imagine peças de lego que você pode montar e desmontar, na composição e decomposição é como se estivéssemos ‘montando e desmontando’ os números.

As relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão são fundamentais para aprender matemática. Essas relações são chamadas de operações inversas, pois uma é a inversa da outra.

Na adição e subtração, a relação é a seguinte: se temos a soma de dois números e um dos números, podemos encontrar o outro número subtraindo-o da soma. Por exemplo, se temos 5 + 3 = 8, podemos encontrar o valor de 3 subtraindo-o de 8: 8 – 3 = 5.

Da mesma forma, se temos a diferença entre dois números e um dos números, podemos encontrar o outro número somando-o à diferença. Por exemplo, se temos 8 – 3 = 5, podemos encontrar o valor de 3 somando-o a 5: 5 + 3 = 8.

Na multiplicação e divisão, a relação é a seguinte: se temos o produto de dois números e um dos números, podemos encontrar o outro número dividindo-o pelo produto. Por exemplo, se temos 6 x 4 = 24, podemos encontrar o valor de 4 dividindo-o por 24: 24 ÷ 6 = 4.

Da mesma forma, se temos o quociente entre dois números e um dos números, podemos encontrar o outro número multiplicando-o pelo quociente. Por exemplo, se temos 24 ÷ 6 = 4, podemos encontrar o valor de 6 multiplicando-o por 4: 4 x 6 = 24.

Essas relações são muito importantes para a resolução de problemas matemáticos, pois muitas vezes é necessário usar a operação inversa para encontrar a solução. Além disso, compreender essas relações ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão das operações matemáticas de forma mais ampla.

Imagem criada no Canva

QUESTÃO 1

Pensando em relação inversa, qual seria o inverso da seguinte ação: abrir a janela?

a) Subir a escada
b) Fechar a cortina
c) Fechar a janela
d) Abrir a cortina

QUESTÃO 2

Observe a multiplicação: 10 x 8 = 80. Assinale a alternativa que contém uma operação inversa correspondente a esta multiplicação.

a) 8 ÷ 10 = 80
b) 80 ÷ 80 = 1
c) 80 ÷ 10 = 8
d) 10 ÷ 80 = 8

QUESTÃO 3

Heitor está começando a colecionar bolinhas de gude. Ele tinha 13 bolinhas inicialmente. Participou de um jogo e ganhou algumas. Agora ele tem 25 bolinhas. Quantas bolinhas ele ganhou no jogo? (Utilize a operação inversa da adição).

QUESTÃO 4

Qual é o número que se for multiplicado por 6, resulta em 42? (Utilize a operação inversa da multiplicação).

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades(EF04MA13-A) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando estratégias próprias e/ou a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.