You are currently viewing Matemática – Relações de igualdade

Matemática – Relações de igualdade

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Chamamos de igualdade operações ou quantidades iguais entre si, ou seja, quando tem o mesmo número de unidades.

Vamos resolver algumas questões?

  Disponível em: https://cutt.ly/NXWqDCc acesso em 27, jul. 2022.

Assista a videoaula abaixo:

Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – Assimilando as Relações de Igualdade

Questão 01

Pensando na relação de igualdade, complete com o número que falta:

5 + 3 = 2 + ___          15 – 3 = 8 + ___            4 x 5 = 2 x ___

Questão 02

Escreva, de todas as formas possíveis, 9 como uma adição de três números:

Questão 03

Descubra qual o número deve ser adicionado a 7 para obtermos o resultado de 8 + 2. 

A) ( ) 1 

B) ( ) 2 

C) ( ) 3 

D) ( ) 4


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidade(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai, um mesmo número a cada um desses termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
(EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria.
(EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.