Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Chamamos de igualdade operações ou quantidades iguais entre si, ou seja, quando tem o mesmo número de unidades.
Vamos resolver algumas questões?
Assista a videoaula abaixo:
Questão 01
Pensando na relação de igualdade, complete com o número que falta:
5 + 3 = 2 + ___ 15 – 3 = 8 + ___ 4 x 5 = 2 x ___
Questão 02
Escreva, de todas as formas possíveis, 9 como uma adição de três números:
Questão 03
Descubra qual o número deve ser adicionado a 7 para obtermos o resultado de 8 + 2.
A) ( ) 1
B) ( ) 2
C) ( ) 3
D) ( ) 4
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular | MATEMÁTICA |
Habilidade | (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai, um mesmo número a cada um desses termos. (EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais. (EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria. (EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |