You are currently viewing Matemática – Quantas horas são?

Matemática – Quantas horas são?

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.


QUANTAS HORAS SÃO?

O TEMPO É ALGO QUE NOS ACOMPANHA EM CADA MOMENTO DAS NOSSAS VIDAS, E SABER COMO LER AS HORAS NOS AJUDA A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.

O QUE É O TEMPO?

O TEMPO É A MANEIRA COMO MEDIMOS A PASSAGEM DOS SEGUNDOS, MINUTOS, HORAS, DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. É O QUE NOS AJUDA A SABER QUANDO FAZER AS COISAS, COMO IR À ESCOLA, COMER, BRINCAR E DORMIR. QUANDO OLHAMOS PARA O CÉU, O SOL E A LUA TAMBÉM NOS AJUDAM A ENTENDER O TEMPO.

RELÓGIOS E PONTEIROS

VOCÊS JÁ VIRAM UM RELÓGIO, CERTO? EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE RELÓGIOS, USADOS ATUALMENTE: O ANALÓGICO E O DIGITAL

O RELÓGIO ANALÓGICO TEM PONTEIROS QUE GIRAM EM TORNO DE UM MOSTRADOR. O PEQUENO PONTEIRO É CHAMADO DE “HORA” E O GRANDE É O “MINUTO”. (O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO 10 HORAS E 30 MINUTOS, 10:30).

IMAGEM CRIADA NO CANVA

O RELÓGIO DIGITAL MOSTRA AS HORAS E OS MINUTOS EM NÚMEROS. (O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO 10 HORAS E 10 MINUTOS, 10:10).

IMAGEM CRIADA NO CANVA

LENDO AS HORAS

AGORA, VAMOS APRENDER A LER AS HORAS EM UM RELÓGIO ANALÓGICO. VAMOS IMAGINAR QUE O PONTEIRO PEQUENO ESTÁ APONTANDO PARA O NÚMERO 3 E PONTEIRO GRANDE ESTÁ NO NÚMERO 12. ISSO SIGNIFICA QUE SÃO 3 HORAS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

MAS O QUE ACONTECE QUANDO O PONTEIRO GRANDE NÃO ESTÁ NO 12? ELE ESTÁ APONTANDO PARA UM NÚMERO DE MINUTOS.

POR EXEMPLO, O RELÓGIO A SEGUIR MARCA 3 HORAS E 35 MINUTOS. (NOS SLIDES DESTA AULA VOCÊ APRENDERÁ COMO SÃO MARCADOS E LIDOS OS MINUTOS).

IMAGEM CRIADA NO CANVA

LER AS HORAS EM UM RELÓGIO É COMO DECIFRAR UM CÓDIGO DIVERTIDO!

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Canal Portal Conexão Escola “3º ano Matemática Aprender Sempre 2º Bimestre Videoaula 2 – QUANTAS HORAS SÃO?, disponível em: <https://youtu.be/1Yp1TSDsr9.>

QUESTÃO 1

QUANTAS HORAS O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO?

IMAGEM CRIADA NO CANVA

(A) 12:09

(B) 12:45

(C) 09:12

(D) 09:00

QUESTÃO 2

COLOQUE OS PONTEIROS DE ACORDO COM A HORA DIGITAL:

QUESTÃO 3

IMAGINE QUE VOCÊ ACORDA ÀS 7 DA MANHÃ E VAI DORMIR ÀS 9 DA NOITE. QUANTAS HORAS VOCÊ FICA ACORDADO DURANTE O DIA? EXPLIQUE COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA RESPOSTA.

QUESTÃO 4

SE UMA AULA COMEÇA ÀS 9H20MIN E DURA 1 HORA E 40 MINUTOS, EM QUE HORÁRIO A AULA TERMINARÁ? 

(A) 10 HORAS

(B) 11 HORAS

(C) 11 HORAS E 40 MINUTOS

(D) 10 HORAS E 40 MINUTOS


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico.
(EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk