Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
QUANTAS HORAS SÃO?
O TEMPO É ALGO QUE NOS ACOMPANHA EM CADA MOMENTO DAS NOSSAS VIDAS, E SABER COMO LER AS HORAS NOS AJUDA A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.
O QUE É O TEMPO?
O TEMPO É A MANEIRA COMO MEDIMOS A PASSAGEM DOS SEGUNDOS, MINUTOS, HORAS, DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. É O QUE NOS AJUDA A SABER QUANDO FAZER AS COISAS, COMO IR À ESCOLA, COMER, BRINCAR E DORMIR. QUANDO OLHAMOS PARA O CÉU, O SOL E A LUA TAMBÉM NOS AJUDAM A ENTENDER O TEMPO.
RELÓGIOS E PONTEIROS
VOCÊS JÁ VIRAM UM RELÓGIO, CERTO? EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE RELÓGIOS, USADOS ATUALMENTE: O ANALÓGICO E O DIGITAL.
O RELÓGIO ANALÓGICO TEM PONTEIROS QUE GIRAM EM TORNO DE UM MOSTRADOR. O PEQUENO PONTEIRO É CHAMADO DE “HORA” E O GRANDE É O “MINUTO”. (O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO 10 HORAS E 30 MINUTOS, 10:30).
O RELÓGIO DIGITAL MOSTRA AS HORAS E OS MINUTOS EM NÚMEROS. (O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO 10 HORAS E 10 MINUTOS, 10:10).
LENDO AS HORAS
AGORA, VAMOS APRENDER A LER AS HORAS EM UM RELÓGIO ANALÓGICO. VAMOS IMAGINAR QUE O PONTEIRO PEQUENO ESTÁ APONTANDO PARA O NÚMERO 3 E PONTEIRO GRANDE ESTÁ NO NÚMERO 12. ISSO SIGNIFICA QUE SÃO 3 HORAS.
MAS O QUE ACONTECE QUANDO O PONTEIRO GRANDE NÃO ESTÁ NO 12? ELE ESTÁ APONTANDO PARA UM NÚMERO DE MINUTOS.
POR EXEMPLO, O RELÓGIO A SEGUIR MARCA 3 HORAS E 35 MINUTOS. (NOS SLIDES DESTA AULA VOCÊ APRENDERÁ COMO SÃO MARCADOS E LIDOS OS MINUTOS).
LER AS HORAS EM UM RELÓGIO É COMO DECIFRAR UM CÓDIGO DIVERTIDO!
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:
QUESTÃO 1
QUANTAS HORAS O RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO?
(A) 12:09
(B) 12:45
(C) 09:12
(D) 09:00
QUESTÃO 2
COLOQUE OS PONTEIROS DE ACORDO COM A HORA DIGITAL:
QUESTÃO 3
IMAGINE QUE VOCÊ ACORDA ÀS 7 DA MANHÃ E VAI DORMIR ÀS 9 DA NOITE. QUANTAS HORAS VOCÊ FICA ACORDADO DURANTE O DIA? EXPLIQUE COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA RESPOSTA.
QUESTÃO 4
SE UMA AULA COMEÇA ÀS 9H20MIN E DURA 1 HORA E 40 MINUTOS, EM QUE HORÁRIO A AULA TERMINARÁ?
(A) 10 HORAS
(B) 11 HORAS
(C) 11 HORAS E 40 MINUTOS
(D) 10 HORAS E 40 MINUTOS
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico. (EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk |