You are currently viewing Matemática – Qual a sequência?

Matemática – Qual a sequência?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Imagem criada no Canva

Sequências

Uma sequência ordenada de números naturais é uma lista de números inteiros positivos, começando com o número 1 e seguindo em ordem crescente. É uma das sequências mais básicas e importantes em matemática.

A sequência ordenada de números naturais é representada da seguinte forma:

Imagem criada no Canva

Cada número na sequência é chamado de termo, e os termos são separados por vírgulas. O primeiro termo é sempre o número 1, e os termos seguintes são obtidos adicionando 1 ao termo anterior.

A sequência ordenada de números naturais pode ser estendida indefinidamente, ou seja, podemos adicionar mais termos à sequência para obter números cada vez maiores.

Essa sequência é muito importante na matemática porque é a base para muitas outras sequências e conceitos matemáticos, como os números pares e ímpares, os números primos e as sequências aritméticas e geométricas. A sequência ordenada de números naturais também é utilizada em muitos problemas e exercícios de matemática.

Sequência dos números pares

Imagem criada no Canva

Sequência dos número ímpares

Imagem criada no Canva

Sequências numéricas são listas de números que seguem uma determinada regra ou lei de formação. Elas podem ser classificadas de acordo com a quantidade ou com o comportamento dos termos.

Classificação pela quantidade

Finita – tem uma quantidade limitada de termos.

Imagem criada no Canva

Infinita – quantidade ilimitada de termos, as reticências (…) indicam que a sequência não tem fim.

Imagem criada no Canva

Classificação pelo comportamento:

Crescente ou Decrescente

Imagem criada no Canva

Constante ou Oscilante

Imagem criada no Canva

Sequências são muito importantes na matemática, pois permitem que sejam encontradas relações e regularidades entre os números, e são utilizadas em diversos contextos, como em estatística, análise de dados, teoria dos números e outras áreas da matemática.


QUESTÃO 1

Observe a sequência de formas geométricas:

Qual a próxima imagem?

QUESTÃO 2

Cinco amigos estavam conversando sobre suas idades e perceberam que elas formam uma sequência com diferença de 2 anos de um para o outro. Maria disse que completou 25 anos, Alfredo tem 27, Karen tem 21, Igor vai completar 20 e Nícolas tinha 22 até o mês passado. Qual sequência descreve a idade desses amigos de forma decrescente? 

a) 25, 27, 21, 19, 23

b) 19, 21, 23, 25, 27

c) 27, 25, 23, 21, 19

d) 19, 27, 21, 25, 23

QUESTÃO 3

Quando falamos na sequência dos números ímpares, estamos falando de uma sequência finita ou infinita? Crescente ou decrescente?

QUESTÃO 4

Qual o número oculto na seguinte sequência? Justifique:

88, 44, ?, 11


POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF03MA10-C) Determinar elementos faltantes ou seguintes em uma sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas.
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 4º Ano / Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.