You are currently viewing Matemática – Quadro Numérico

Matemática – Quadro Numérico

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

ATRAVÉS DE UM QUADRO NUMÉRICO PODEMOS LOCALIZAR NÚMEROS ‘VIZINHOS’ MESMO QUE O QUADRO NUMÉRICO NÃO ESTEJA COMPLETO.

Disponível em: https://cutt.ly/JNmVbuP

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:

Youtube – Canal: Conexão Escola – Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – Quadro Numérico.

QUESTÃO 1

Disponível em: https://cutt.ly/qNJ2Xbj 

O DRONE COM CÂMERA É UM APARELHO AÉREO DE CONTROLE REMOTO QUE FACILITA REGISTROS DE IMAGENS CONSIDERADOS DE DIFÍCIL CAPTURA. AS FOTOGRAFIAS E OS VÍDEOS FEITOS POR ESSE EQUIPAMENTO PODEM SER DESCARREGADOS ATÉ MESMO EM UM APARELHO CELULAR.

VOCÊ JÁ VIU UM DRONE?

A IMAGEM ACIMA MOSTRA UM QUADRO COM ALGUMAS FOTOS TIRADAS POR DRONE NA TELA DE UM COMPUTADOR.

QUANTAS FOTOGRAFIAS APARECEM NA TELA?

EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE TIRAR FOTOGRAFIAS? POR QUÊ?

QUESTÃO 2

O HEITOR ESTAVA ORGANIZANDO SUA COLEÇÃO DE CARRINHOS EM CONJUNTOS DE 5 UNIDADES CADA. PARA AJUDAR NA CONTAGEM ELE FEZ UM QUADRO NUMÉRICO. ATÉ AGORA ELE JÁ CONTOU 35 CARRINHOS E AINDA TEM 6 CONJUNTOS PARA CONTAR. VAMOS AJUDÁ-LO COMPLETANDO O QUADRO A SEGUIR:

Disponível em: https://cutt.ly/VNJ36Dh

QUESTÃO 3

A FAMÍLIA DE JÚLIA FEZ UMA VIAGEM DE 500 KM. A CADA 100 KM ELES PARAVAM EM UM LUGAR PARA DESCANSAR. VEJA NO QUADRO A SEGUIR OS LUGARES QUE ELES VISITARAM.

 (Disponível em: https://cutt.ly/eNJ8NI2)
 (Disponível em: https://cutt.ly/zNJ4rYa)

(Disponível em: https://cutt.ly/xNJ4RHK)
(Disponível em: https://cutt.ly/eNJ48oT)
(Disponível em: https://cutt.ly/1NJ4Hma)

EM QUAL DESSAS PARADAS VOCÊ TERIA GOSTADO MAIS DE IR?

SE DO RESTAURANTE A FAMÍLIA FOSSE DIRETO PARA A CACHOEIRA, QUANTOS QUILÔMETROS ELES TERIAM VIAJADO SEM PARAR?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF02MA03-A) Explorar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção de objetos: contagem um a um, formação de pares, agrupamentos e estimativas.
(EF02MA03-C) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência, um a um, dois a dois, para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos para tomada de decisões em situações do cotidiano.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA09-A) Construir sequências de números naturais com diferentes procedimentos de contagem ascendente e descendente em escala de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10, a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida, como na sequência de 5 em 5 em que a partir do 0 os números terminam em 0 ou 5 (0, 5, 10, 15, 20) e na sequência de 5 em 5 a partir do 2 os números terminam em 2 ou 7 (2, 7, 12, 17, 22).
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.