You are currently viewing Matemática – Propriedades e diferenças entre figuras bidimensionais

Matemática – Propriedades e diferenças entre figuras bidimensionais

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Propriedades e diferenças entre figuras bidimensionais

As figuras bidimensionais estão por toda parte ao nosso redor, em cartazes, livros, objetos e até mesmo na natureza. E sabe o que é mais interessante? Cada uma delas possui características únicas que podemos descobrir observando seus lados e ângulos.

Vamos começar falando sobre os lados das figuras. Cada figura tem uma quantidade específica de lados, o que nos ajuda a diferenciá-las umas das outras.

• Triângulos: Têm três lados. Podem ser diferentes, iguais ou até mesmo ter um lado mais comprido que os outros.
  • Quadrados: Esses são especiais! Todos os seus quatro lados são do mesmo tamanho.
  • Retângulos: Assim como o quadrado, eles também têm quatro lados, mas os lados opostos são iguais.
  • Pentágonos: Têm cinco lados. Lembre-se: penta significa cinco!
  • Hexágonos: Aqui, temos seis lados. Hexa é o prefixo para seis.
  • Heptágonos: Estes têm sete lados. Hepta é o prefixo para sete.
  • Octógonos: Têm oito lados. Octo é o prefixo para oito.

Agora, vamos falar sobre os ângulos! Os ângulos são como as “esquinas” das figuras e nos ajudam a entender melhor suas características.

• Ângulos retos: São ângulos que parecem o canto de um livro ou caixa, formando um L. Eles têm 90 graus.
  • Ângulos agudos: São mais agudinhos, parecem a ponta de uma seta. Eles são menores que 90 graus.
  • Ângulos obtusos: Esses são mais abertos, maiores que 90 graus, mas não chegam a 180 graus.
  • Ângulos rasos: São aqueles bem abertos, quase como uma linha reta. Eles têm 180 graus.

Exemplos:

Classificação pelo número de lados.

Classificação por ângulos:

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: YouTube, Canal: Portal Conexão Escola -Videoaula 8 – Matemática – D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figur… – 5º Ano

Questão 1

Um grupo de alunos decidiu criar um jogo de tabuleiro com peças em forma de figuras bidimensionais. Eles escolheram as seguintes figuras para as peças: um hexágono, um quadrado, um triângulo equilátero e um pentágono.
Considerando as características de cada figura, a peça com mais lados é o
a) Hexágono.
b) Quadrado.
c) Triângulo equilátero.
d) Pentágono.

Questão 2

A turma da escola está organizando um concurso de desenhos de bandeiras. Cada aluno deve criar uma bandeira usando apenas figuras bidimensionais. Jaqueline decidiu criar uma bandeira com uma figura que possui quatro lados, sendo os opostos com o mesmo comprimento e quatro ângulos retos.
Jaqueline escolheu o
a) Quadrado.
b) Triângulo escaleno.
c) Hexágono.
d) Retângulo.

Questão 3

Imagine que você é um arquiteto ou uma arquiteta e foi contratado para desenhar uma praça em sua cidade. A praça deve ter no mínimo três diferentes figuras bidimensionais (regulares ou irregulares), podendo ser utilizados também os corpos redondos. Explique em detalhes quais figuras você escolheria para compor o projeto e por que as escolheu. Desenhe um esboço da praça indicando as figuras e suas características.

Questão 4

Agora você é um explorador em uma missão para mapear uma ilha recém-descoberta. Enquanto explora a ilha, você encontra formações naturais e vegetação que têm diferentes formas geométricas. Escolha uma dessas formações e descreva-a detalhadamente. Inclua informações sobre o número de lados, vértices e ângulos que ela possui. Além disso, crie um desenho preciso da formação que encontrou.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritoresD 3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
Habilidades(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.