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Matemática – Proporções

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Livros Homem Pessoa – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 05 de outubro de 2022.

Proporcionalidade é a relação entre duas grandezas que variam de maneira interdependente. Essas relações podem ser de dois tipos: direta e inversa. Na proporção direta, quando uma grandeza aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção, enquanto na proporção inversa, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui na mesma proporção, e vice-versa. Esses conceitos são usados para resolver uma variedade de problemas do mundo real, como calcular preços, ajustar receitas, alterar escalas em mapas e muito mais.

Por exemplo, ao calcular o valor a pagar por uma quantidade específica de um produto, como frutas em um mercado, onde o preço por quilo é fixo, é necessário entender a relação direta entre o peso das frutas e o valor a ser pago. Da mesma forma, ao alterar as quantidades de ingredientes em uma receita culinária, precisamos entender a relação direta entre a quantidade de ingredientes e o tamanho do produto final.

Para ilustrar esses conceitos, consideremos alguns exemplos de problemas resolvidos:

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática


Questão 1

  1. Quantidade de pedreiros e tempo para terminar a obra
  2. Velocidade e tempo gasto para chegar ao destino
  3. Quantidade de farinha de trigo e número de bolos que podem ser feitos.
  4. Quantidade de gotas por quilograma de um medicamento e massa de uma pessoa.

Questão 2

Quantidade de salgadosValor a ser pago

Questão 3

Questão 4


Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA17-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, para calcular a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF07MA17-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
(EF07MA29) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.