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Matemática – Proporções e frações equivalentes

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Grandeza é tudo que pode ser contado ou medido. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões (ou divisões). À medida em que uma grandeza varia a outra varia da mesma forma.

As frações são representações das partes de um todo. Tanto na matemática, quanto na vida, quando falamos de equivalência, estamos falando de igualdade entre elementos. 

Vamos responder a algumas questões?

 Disponível em: https://cutt.ly/lXFPW6D acesso em 18, ago. 2022.

Assista a videoaula a seguir:

Portal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – Grandezas proporcionais e frações equivalentes.

Questão 1

Na bula de um remédio para crianças, a dosagem recebida é diretamente proporcional ao peso da criança. Sabendo que são recomendadas 3 gotas do medicamento a cada 2 kg, então, a dosagem oferecida para uma criança que tem 18 kg é de:

A) 22 gotas

B) 24 gotas

C) 27 gotas

D) 30 gotas

E) 54 gotas

Questão 2

Uma gráfica de jornal faz a impressão de uma tiragem de 100 folhas em 2 minutos. Quantos minutos a gráfica gastará se fizer uma impressão de 700 folhas?  

a) 10 minutos

b) 14 minutos

c) 15 minutos

d) 12 minutos

Questão 3

Acesse o link e responda as questões:

https://cutt.ly/RXFA7KE   

Caso não possa acessar a internet, responda abaixo:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF05MA12-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA05-A) Comparar e ordenar números racionais na representação decimal e na fracionária, utilizando a noção de equivalência, relacionando-os a pontos na reta numérica.
(EF05MA03-A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte/todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos.
(EF05MA03-B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recursos.
(EF05MA04-B) Simplificar frações equivalentes para comparar e ordenar números racionais, utilizando expressões, como equivalente a, mesmo valor que, maior do que, menor do que.
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.