You are currently viewing Matemática – Problemas Matemáticos

Matemática – Problemas Matemáticos

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Resolução de problemas matemáticos

Em várias situações é necessário criar estratégias para resolver problemas. Na matemática também aprendemos formas de resolver questões com números. Conheça alguns passos importantes na resolução de problemas matemáticos:

1) Leia atentamente o enunciado do problema: É importante entender claramente o que está sendo pedido. Leia o enunciado quantas vezes for necessário e sublinhe as informações mais importantes.

Imagem criada no Canva

2) Identifique o tipo de operação matemática necessária: Depois de entender o problema, verifique qual operação matemática será necessária para resolvê-lo. Se o problema envolve adição, subtração, multiplicação ou divisão, por exemplo.

Imagem criada no Canva

3) Faça um esboço ou desenho: Em muitos problemas matemáticos, um desenho ou esboço pode ajudar a visualizar o que está sendo pedido. Desenhe o problema se necessário.

Imagem criada no Canva

4) Utilize estratégias para resolver o problema: Existem várias estratégias para resolver problemas matemáticos, como a técnica do “parte-todo”, a técnica da “análise de dados”, a técnica do “cálculo mental”, entre outras.

Imagem criada no Canva

5) Verifique a resposta: Depois de resolver o problema, verifique se a resposta faz sentido e se ela atende ao que foi pedido no enunciado.

Imagem criada no Canva

Observe como é feito na prática:

Problema: Se João tem 7 reais e ele quer comprar um brinquedo que custa 12 reais, quantos reais ele precisa juntar?

1 – Ler e separar as informações importantes: João quer comprar um brinquedo que custa 12 reais.

2 – Identificar a operação matemática a ser usada: João já tem 7 reais, ele precisa ‘juntar’ ou ‘somar’ quantos reais?

3 – Faça um esboço ou desenho:

Imagem criada no Canva

4 – Escolha a estratégia: você poderá usar o que achar melhor, pode ser cálculo mental, conta ou outro.

Imagem criada no Canva

5 – Verifique a resposta: 7 + 5 = 12.


Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 4º ano – Decifrando problemas” . Disponível em: < https://youtu.be/U1U74vfpd8c >. Acesso em 3 mar 2022.

Questão 1

Daniel tem 75 bolas de gude. Gabriel tem 25 e Fábio tem tantas bolas quanto Daniel e Gabriel juntos. Quantas bolas tem Fábio?

Questão 2

Dona Maria colheu no seu pomar 9 centenas de laranjas, 2 centenas de limões e 9 dezenas de pêras. Quantos frutos colheu ao todo?

Questão 3

Em um ônibus haviam 19 passageiros, na primeira parada desceram 3 e subiram 6, na segunda parada subiram 12. Quantos passageiros estavam dentro do ônibus após a segunda parada?

a) 31
b) 34
c) 35
d) 40

Questão 4

Numa escola havia 436 meninos e 328 meninas. No final do ano, 87 alunos saíram da escola e entraram 59 alunos novatos. Quantos alunos há na escola?

a) 736
b) 376
c) 673
d) 763


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF04MA03-A) Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA03-B) Analisar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, identificando excesso ou falta de informações para resolução e reelaborar problemas com contextos diversos para desenvolver procedimentos variados de cálculo convencionais ou não, mental, por estimativa, entre outros.
(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.