Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Resolução de problemas matemáticos
Em várias situações é necessário criar estratégias para resolver problemas. Na matemática também aprendemos formas de resolver questões com números. Conheça alguns passos importantes na resolução de problemas matemáticos:
1) Leia atentamente o enunciado do problema: É importante entender claramente o que está sendo pedido. Leia o enunciado quantas vezes for necessário e sublinhe as informações mais importantes.
2) Identifique o tipo de operação matemática necessária: Depois de entender o problema, verifique qual operação matemática será necessária para resolvê-lo. Se o problema envolve adição, subtração, multiplicação ou divisão, por exemplo.
3) Faça um esboço ou desenho: Em muitos problemas matemáticos, um desenho ou esboço pode ajudar a visualizar o que está sendo pedido. Desenhe o problema se necessário.
4) Utilize estratégias para resolver o problema: Existem várias estratégias para resolver problemas matemáticos, como a técnica do “parte-todo”, a técnica da “análise de dados”, a técnica do “cálculo mental”, entre outras.
5) Verifique a resposta: Depois de resolver o problema, verifique se a resposta faz sentido e se ela atende ao que foi pedido no enunciado.
Observe como é feito na prática:
Problema: Se João tem 7 reais e ele quer comprar um brinquedo que custa 12 reais, quantos reais ele precisa juntar?
1 – Ler e separar as informações importantes: João quer comprar um brinquedo que custa 12 reais.
2 – Identificar a operação matemática a ser usada: João já tem 7 reais, ele precisa ‘juntar’ ou ‘somar’ quantos reais?
3 – Faça um esboço ou desenho:
4 – Escolha a estratégia: você poderá usar o que achar melhor, pode ser cálculo mental, conta ou outro.
5 – Verifique a resposta: 7 + 5 = 12.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Daniel tem 75 bolas de gude. Gabriel tem 25 e Fábio tem tantas bolas quanto Daniel e Gabriel juntos. Quantas bolas tem Fábio?
Questão 2
Dona Maria colheu no seu pomar 9 centenas de laranjas, 2 centenas de limões e 9 dezenas de pêras. Quantos frutos colheu ao todo?
Questão 3
Em um ônibus haviam 19 passageiros, na primeira parada desceram 3 e subiram 6, na segunda parada subiram 12. Quantos passageiros estavam dentro do ônibus após a segunda parada?
a) 31
b) 34
c) 35
d) 40
Questão 4
Numa escola havia 436 meninos e 328 meninas. No final do ano, 87 alunos saíram da escola e entraram 59 alunos novatos. Quantos alunos há na escola?
a) 736
b) 376
c) 673
d) 763
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF04MA03-A) Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF04MA03-B) Analisar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, identificando excesso ou falta de informações para resolução e reelaborar problemas com contextos diversos para desenvolver procedimentos variados de cálculo convencionais ou não, mental, por estimativa, entre outros. (EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |