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Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/regra-de-probabilidades-mel-colheres-5956487/

Matemática – Problema foi feito para resolver

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Matemática para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 03/09/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/regra-de-probabilidades-mel-colheres-5956487/

Nesta aula, você estudará sobre interpretação e resolução de algumas situações-problema. Veja: é possível saber quanto custaria duas, quatro ou oito barras de chocolates se eu sei o valor de apenas um? Como podemos saber? Pode ser que utilizemos a adição repetida vezes ou trabalhemos com a ideia de proporcionalidade. É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso? Por que será que isso acontece? Partilhe dessa descoberta e entendimento.

Assista à videoaula da professora Jussarinha com esta temática.

Matemática | Turma E | 5º Ano | Ciclo da Infância

 

Proporção

A proporção nada mais é que a igualdade entre duas razões. Mas, você sabe o que é razão? Preste atenção: A razão é a divisão entre números, e, para isso, precisamos obedecer a ordem em que elas são colocadas. O estudo das proporções é muito importante, porque o conceito de proporção está à nossa volta com frequência.

Como já disse, para compreender a proporção é necessário saber o que é uma razão. Observe com atenção o caso da barra de chocolate. Temos 2 barras e preciso saber quanto pagarei por elas. Eu sei apenas o valor de uma. Sei que o dobro de 1 é 2. O valor de 1 barra  é de R$ 1,50. Quanto custará as 2 barras? Como podemos pensar para identificar as respostas? Que tipo de cálculos podemos utilizar? Há mais de uma forma de solução? Que relações existem entre a quantidade de chocolates e o preço a pagar? Como podemos identificar os valores que faltam? É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso? Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que? Por que será que isso acontece? Vejamos:

Podemos fazer assim:

1 + 1= 2 

1,50 + 1,50= 3,00  ou

2 X 1,50= 3,00.

Se 2 é o dobro de 1, 2 barras de chocolate custam R$3,00.


Observe no quadro a seguir o que acontece entre a quantidade de cachorros, a quantidade de ração para o mês e a quantidade de ração por cada cachorro.

Baseado em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/matematica/conhecendo-a-proporcionalidade-direta/999

Existe alguma relação entre a quantidade de cachorros e a quantidade de pacotes de ração? Observe que, nas 4 primeiras fileiras, o número de cachorros está sendo multiplicado por 3, portanto, está triplicando e isso acontece também com a quantidade de pacotes de ração. Assim, podemos entender que o número de pacotes de ração depende diretamente do número de cachorros e que cada cachorro consome 3 pacotes por mês. Sabemos disso ao dividirmos a quantidade de ração pela quantidade de cachorros.

Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME

 Pois bem, quanto mais cachorros eu tiver, mais pacotes de ração eu irei gastar para alimentá-los. À propósito, esta Pet da foto acima é a Lolla. Como ela é bem pequena, ela come pouca ração e é gasto com ela apenas 1 pacote de ração por mês. Dizemos então que o gasto de ração é proporcional à quantidade de cachorros que tenho para alimentar. O número de pacotes de ração está diretamente relacionado e depende do número de cachorros. Temos um padrão de gasto de 3 pacotes de ração para 1 cachorro. Neste caso, as grandezas estão relacionadas de modo que quando uma delas aumenta, a outra também aumenta. Por serem diretamente proporcionais uma da outra, sabemos que dobram, triplicam, o valor de uma delas e isso vai acontecer automaticamente com a outra. Assim, dizemos que a razão entre elas sempre é a mesma.

Relembrando a aula

Nesta aula, você estudou sobre a forma das grandezas, que se relacionam de forma direta quando seguem um padrão e regularidade de proporcionalidade. Agora, pra não perder o costume, vamos à nossa atividade, na verdade, mais um desafio matemático.

Atividade

Pegue seu caderno, lápis e copie o quadro que está aparecendo aqui.

Baseado em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/matematica/conhecendo-a-proporcionalidade-direta/999

Questão 1: Releia a aula de hoje, depois, observando o quadro, responda se é possível descobrir a quantidade de água e de arroz necessária para 32 pessoas. Como descobrir?  


Habilidade estruturante: 
(EF05MA12-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Referências:Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018
https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/2a-Quinzena-Matematica-5o-Ano-3o-corte-Atividades-para-Imprimir.pdf
http://algebralinda.blogspot.com/2016/06/prova-real-da-divisao-de-polinomio-por.html
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/matematica/conhecendo-a-proporcionalidade-direta/999

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).