You are currently viewing Matemática – Probabilidade

Matemática – Probabilidade

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Em matemática, a probabilidade é um número que determina a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. A probabilidade pode ser expressa por meio de uma fração ou na forma de porcentagem.

Disponível em: <Dados Morrer Probabilidade – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 05 de outubro de 2022.

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática


Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Maria vai a um evento e tem disponíveis 3 calças (preta e azul clara e azul escura) e 4 blusas (azul, vermelha, amarela e verde). Qual a probabilidade dela usar calça azul com blusa vermelha?


Questão 2

Imagine o lançamento simultâneo de três moedas. Responda:

  1. Quantos e quais são os elementos desse espaço amostral?
  2. Qual a probabilidade de obter três faces iguais?
  3. Qual a probabilidade de obter pelo menos uma “cara” nesse laçamento?
  4. Qual a probabilidade de ter exatamente duas faces com “coroa”?


Questão 3

Mariana participou de uma rifa de Natal onde foram vendidos 500 bilhetes. Sabendo que ela adquiriu apenas 5, qual a probabilidade de que ela ganhe o prêmio?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-2

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.